Sua empresa tem clientes insatisfeitos que reclamam do preço?

Cuidado, pode ser sua culpa!

Com certeza você já ouviu enquanto empreendedor esta afirmação: “está caro”. Geralmente você não fica feliz com esta situação, mas a culpa pode ser sua por ter clientes insatisfeitos com o preço, conforme exemplos a seguir:

Estratégia de Marketing

Pode ser que a sua estratégia de marketing esteja atraindo o perfil de cliente errado, pessoas que não têm poder aquisitivo para o que sua empresa vende. Por isso, é importante que você defina claramente quem é o seu público-alvo/persona e qual a melhor maneira de atingi-lo.

Proposta de Valor

É provável que você não esteja transmitindo claramente aos seus clientes o valor agregado que você possui em seus produtos e serviços. Quanto menos o cliente tem a percepção de valor maior será a sua sensibilidade em relação a preço.

Fama de “é só chorar que abaixam o preço”

Talvez os clientes estejam fazendo isso porque sua empresa já está com a fama de “é só chorar que abaixam o preço”. É importante que você tenha uma política de preço clara e bem definida em relação a forma de pagamento, prazos e descontos para trabalhar com preços que mantenham seu negócio competitivo.

Valor de Referência

Possivelmente o valor de referência dos clientes não está devidamente alinhado, eles estão comparando diferentes como iguais, ou seja, comparando o seu produto/serviço com algo inferior que a concorrência oferece.

Objeção para negociar

Pode ser que os clientes estejam utilizando a estratégia do “tá caro” como uma objeção para abrir espaço para uma negociação, a qual nem sempre está relacionada a preço, mas a forma de pagamento e prazo.

Concorrência

Se você não faz o devido estudo de seus principais concorrentes para comparar preço e valor, pode ser realmente que seus produtos e serviços estejam com preços acima da concorrência.

Posicionamento de mercado

Por fim, mesmo que você tenha feito tudo certo, pode acontecer de aparecer alguns poucos clientes que ainda reclamarão do preço, porém, não abra mão do seu posicionamento de mercado, deixe o cliente ir para a concorrência, não dá para atender a todos quando seu foco é valor.

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Por Rafael de Souza (Comunidade Sebrae).

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