A força do empreendedorismo feminino

A presença das mulheres no mercado empreendedor é uma conquista recente. Até os Anos 60, as mulheres precisavam pedir autorização para seus maridos caso quisessem trabalhar fora.

Hoje, no Brasil, temos mais de 24 milhões de brasileiras tocando seus próprios negócios, gerando empregos e movimentando a economia. Uma conquista enorme se pensarmos em tão pouco tempo.

No Dia Internacional da Mulher, nós queremos agradecer a toda a força que nossas mulheres empreendedoras possuem e mostrar quais são os seus diferenciais no mundo dos negócios.

🌻Nem tudo são flores

As mulheres conseguem criar novos negócios na mesma proporção que os homens, porém enfrentam maiores dificuldades para fazer seus empreendimentos amadurecerem.

Entre os principais obstáculos que as mulheres enfrentam estão o preconceito, menor credibilidade pelo fato de o mundo dos negócios ser tradicionalmente masculino e até maior dificuldade de financiamento.

💪De onde vem essa força, mulher?

As mulheres querem conquistar o seu lugar e não se deixam abater por preconceitos ou qualquer tipo de assédio, muito pelo contrário, estão cada vez mais fortes e dispostas a fazer a diferença.

Buscam empreender pela realização profissional, pela independência financeira, pela necessidade de sustentar a casa e também para mostrar o seu valor para a sociedade.

O cenário do empoderamento feminino e a inserção de cada vez mais mulheres no mundo do empreendedorismo abriu um caminho promissor em diversas áreas. O caminho para atingir a equidade de gêneros e respeito às mulheres pode ser longo, porém já observamos notáveis mudanças e excelentes perspectivas.

Ser um mulher empreendedora é:

As mulheres, de uma forma geral, vêm lutando muito para tornar o mercado de trabalho mais igualitário, mas além disso, elas também estão deixando cada vez mais expostas suas habilidades, características e atitudes comportamentais que permitem que um indivíduo interaja e crie empatia com outras pessoas mais facilmente. Quais seriam então os diferenciais de uma mulher empreendedora?

👸 Versatilidade

Uma mulher é multifacetada, capaz de realizar duas, três, inúmeras tarefas ao mesmo tempo, sem prejudicar a qualidade das suas entregas e assume responsabilidades diversas, em áreas distintas.

💁 Resiliência e perseverança

Mulheres lidam melhor com a pressão, são resistentes e conseguem se adaptar a novos desafios. Não se entregam ao desânimo e mantêm o foco nos objetivos.

👩 Comunicação e empatia

As mulheres, geralmente, sabem expor suas ideias de forma mais gentil, criando conexões mais diretas, entendendo e reconhecendo o que a outra pessoa está sentindo e respondendo de forma mais apropriada. Esse zelo maior que o espírito feminino possui, contribuem no engajamento dos membros da empresa e consequentemente em melhores resultados.

O empreendedorismo feminino é mais do que empreender, é um movimento de transformação social, quebra de paradigmas e que vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Um movimento muito importante para dar força e visibilidade em torno do universo das mulheres.

Fonte: Comunidade Sebrae.

%d blogueiros gostam disto: