Brasil recebe mais 629 mil doses da vacina da Pfizer

Com esse lote, já foram recebidas mais de 2,8 milhões de doses do imunizante do laboratório

Mais 629,4 mil doses de vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram ao País nesta quarta-feira (19/5). O desembarque ocorreu pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 18h40. Em seguida, as doses serão transportadas para Guarulhos (SP), onde está instalado o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde. O envio dos novos lotes aos estados e DF ocorrerá nos próximos dias.

Com essa nova remessa, o Brasil já recebeu mais de 2,8 milhões de doses da farmacêutica. Os dois contratos fechados entre Governo Federal e o laboratório preveem um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021, que irão reforçar ainda mais a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

Na próxima sexta-feira (21/5), também está prevista a entrega de mais 5,3 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até agora, o ministério já recebeu 34,9 milhões de doses do imunizante.

DISTRIBUIÇÃO

O Ministério da Saúde já distribuiu aproximadamente 90 milhões de doses de vacinas Covid-19 desde o início da campanha de vacinação. As vacinas da Pfizer começaram a ser enviadas às Unidades Federativas no dia 3 de maio. Até o momento, já foram enviadas para todo o Brasil mais de 2,1 milhões de doses do laboratório.

O imunizante da Pfizer precisa ficar armazenado em baixas temperaturas e a pasta, ao enviar para os estados, leva em conta essa particularidade.

No Centro de Distribuição, em Guarulhos, as doses ficam acomodadas em ultrafreezers, a uma temperatura de -90°C a -60°C. Os estados recebem os lotes a uma temperatura de -20ºC. Já nas salas de vacinação, onde a refrigeração do Sistema Único de Saúde (SUS) é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Fonte: Ministério da Saúde

%d blogueiros gostam disto: