Educação promove encontro on-line “Reciclar continua sendo o melhor negócio”

Durante a reunião foram apresentadas questões de educação ambiental realizadas na cidade

O encontro on-line “Reciclar continua sendo o melhor negócio”, em alusão à Semana do Meio Ambiente, foi realizado nesta quarta-feira (9), reunindo cerca de 50 pessoas, entre representantes das secretarias municipais, DAE, instituições particulares de ensino, cooperativas “Recicoplast” e “Juntos Somos Fortes” e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

Durante a reunião foram apresentadas questões de educação ambiental realizadas na cidade, dados sobre a coleta seletiva e reciclagem e reflexões sobre a importância de hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente e a vida.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, a coleta seletiva faz parte da rotina do barbarense, é preciso fortalecer e somar esforços. “As cooperativas juntas recolhem 150 toneladas de resíduos por mês. Esta é a mesma quantidade que o Aterro Sanitário recebe por dia. Já caminhamos bastante, mas precisamos continuar fortalecendo a questão ambiental, unindo forças e ações, a pedido do prefeito Rafael Piovezan, que coloca o meio ambiente como uma das prioridades da Administração Municipal ”, disse o secretário.

O encontro, promovido pela Secretaria de Educação, foi aberto para discussão e diversos participantes tiraram dúvidas sobre como separar corretamente o resíduo para reciclar, como implantar ações de educação ambiental e participar da coleta seletiva, ajudando o meio ambiente e as cooperativas da cidade que atuam recolhendo os resíduos, poupando o meio ambiente e gerando renda para muitas famílias.

“Queremos com esse diálogo ampliar as ações de reciclagem, nas secretarias, instituições e sociedade. Precisamos criar hábitos de separar os nossos resíduos, é uma mudança de comportamento, é pensar no outro e no meio ambiente. O prefeito Rafael Piovezan tem dado muita atenção à estas questões e trazido ideias inovadoras à educação ambiental, que resultará em novos projetos para otimizar resultados e ajudar a transformar a sociedade em um lugar melhor”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. “A reunião foi muito positiva principalmente com o interesse dos participantes em fazer parte desta importante ação de reciclagem no município”, concluiu.

Fonte: A de I/SBO.

%d blogueiros gostam disto: