Circuito Sesc de Artes 2025 leva cultura gratuita a Americana

0
americana-recebe-o-circuito-sesc-de-artes-2025-em-25-de-maio

Evento na Praça Vó Palmira terá música, circo, dança e realidade virtual

No próximo dia 25 de maio, a Praça Vó Palmira, no Jardim Nossa Senhora do Carmo, será palco de uma celebração cultural diversa e gratuita. O Circuito Sesc de Artes 2025 desembarca em Americana com seis atrações que prometem entreter e emocionar o público de todas as idades, das 15h às 20h.

O evento, que já passou por outras cidades do interior paulista, é uma iniciativa do Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Segundo o secretário Vinicius Ghizini, a proposta é democratizar o acesso à cultura de qualidade. “O Circuito Sesc de Artes traz a Americana uma série de atrações gratuitas e de alta qualidade para entreter e emocionar públicos de todas as idades. Toda a população está convidada a participar e se encantar com as apresentações”, afirma.

Programação diversificada e inclusiva

O circuito reúne linguagens artísticas variadas, incluindo música, artes visuais, cinema, literatura, dança e circo, com destaque para produções que valorizam a cultura negra e periférica. Confira as atrações confirmadas:

Música: DJ Naômi (Piracicaba)

A DJ e produtora Naômi apresenta um set-performance que celebra a (r)existência negra por meio de batidas eletrônicas e samples que mesclam ancestralidade e contemporaneidade. A proposta é criar um espaço de afeto e resistência através da música.

Artes Visuais e Tecnologias: Chaveiros Pixel Art (Registro)

Quem gosta de games e arte digital vai se encantar com a oficina de chaveiros em pixel art. Os participantes poderão criar seus próprios chaveiros inspirados na estética retrô dos videogames, utilizando gabaritos prontos para montagem manual.

Cinema: Rotas Afro XR – Patrimônio Negro e Realidade Virtual (Piracicaba)

Uma experiência imersiva que leva o público a explorar locais e personalidades negras do interior paulista por meio de realidade virtual e aumentada. O projeto inclui visitas virtuais a pontos históricos como a Igreja do Rosário de Campinas, o Clube Treze de Maio, a Casa do Hip Hop de Piracicaba e o Quilombo Corumbataí. Além disso, será possível conhecer histórias de figuras como Laudelina de Campos Melo, Madrinha Eunice, João de Camargo e Antônio Rebouças.

Literatura: Histórias Pretinhas – Cia. Caruru (São Paulo)

Um espaço acolhedor com livros, tecidos e esteiras, onde contadoras de histórias compartilham narrativas de autores e personagens negros, promovendo identificação e ampliação de repertório cultural.

Dança: Requebrando – Cia. Diladim (São Paulo)

Um “baile” performático que mistura ritmos afro-diaspóricos com movimentos de corpos femininos periféricos. A proposta é celebrar a diversidade e a resistência através da dança.

Circo: Fabuloso Acrotejo Musical – Cia. Naniko’s Circus (São Paulo)

Um cortejo alegre e interativo, com acrobacias, malabarismos, pirâmides humanas e marchinhas de Carnaval. A trupe promete contagiar o público com energia e virtuosismo circense.

Serviço
📍 Local: Praça Vó Palmira (Rua São Teodoro, nº 200 – Jardim Nossa Senhora do Carmo)
📅 Data: 25 de maio de 2025
⏰ Horário: 15h às 20h
🎟️ Entrada gratuita

Fonte: Governo de Americana

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading