O último final de semana foi marcado pelo tempo severo no Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, que registraram fortes tempestades, chuvas volumosas e tornado! Essas regiões voltarão a enfrentar as chuvas intensas nesta semana.
Conforme as previsões indicavam desde o início da semana passada, o último final de semana de outubro foi marcado pelo tempo severo em partes do Sul do Brasil, com a ocorrência de tempestades intensas, elevados acumulados de chuva e inclusive a passagem de um tornado!
Assim como indicavam as previsões, a passagem de um cavado em médios níveis na madrugada de sábado (28), associado a um intenso escoamento de ventos que trouxe calor e umidade do norte do país, resultou na formação de intensos centros de convecção que se formaram entre o Paraguai, Argentina e oeste da região Sul.
Imagens mostram uma casa sendo arrastada pela força da água durante as fortes chuvas de ontem em Nova Laranjeiras, no Paraná. 31 famílias perderam seus imóveis e ficaram desabrigadas.
Quatro residências foram levadas pelo rio, segundo a Defesa Civil.
🎥 Facebook/28.out.23 pic.twitter.com/N7PZJ26D0d
— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 29, 2023
O oeste dos estados do Paraná e Santa Catarina foram os mais prejudicados por tempestades e chuvas muito intensas. Em diversas cidades foram registrados acumulados que ultrapassaram os 100 milímetros (mm) apenas no sábado. Em algumas, os acumulados superaram os 200 mm, como foi o caso da cidade paranaense de Dois Vizinhos que registrou impressionantes 270 mm, resultando no transbordamento do Rio Jirau, que inundou casas e ruas.
Uma onda de tempo severo trouxe tempestades com granizo, chuvas volumosas e até um tornado ao Sul do Brasil nesse final de semana! Muitas cidades em Santa Catarina e Paraná registraram acumulados da ordem de 100 a 200 mm apenas no sábado (28).
Em Nova Laranjeiras, região central do Paraná, 5 casas chegaram a ser arrastadas pela força das águas do Rio das Cobras. Em Ponta Grossa, uma forte tempestade com granizo afetou mais de 7 mil pessoas, danificando casas e hospitais. Em Santa Catarina, o último desfile da Oktoberfest 2023, programado para o sábado, foi cancelado em Blumenau, no Vale do Itajaí, por causa da chuva e o risco de novas enchentes na cidade.
🌪️🌩️ TORNADO !
Além das enchentes que ocorrem no Paraná um tornado foi registrado neste sábado 28.10.23 na região rural de São José em São José da Boa Vista no PR
O vídeo foi mostrado a pouco através do @TempoOeste @climaterra @Climaterra @UniversoNews1 @Estaelsias @ocys1 pic.twitter.com/nWs0UkG8bN
— 🌪️ Ventos do Sul (@barradocamacho) October 28, 2023
No norte do Paraná, um tornado passou por São José da Boa Vista causando estragos principalmente na região rural. De acordo com o Simepar, o tornado ocorreu entre as 14h e 15h de sábado e foi classificado entre F1 e F2, de acordo com a escala Fujita, com ventos entre 150 a 200 km/h!
O tornado foi registrado pelos moradores da região e as imagens foram divulgadas nas redes sociais, nelas podemos confirmar a ocorrência do fenômeno, com a grande nuvem em forma de funil tocando o solo. Os ventos do tornado foram responsáveis pelo destelhamento de várias casas e inclusive por virar um caminhão. Apesar da destruição, felizmente não houve feridos.
Alerta de mais tempo severo para a região Sul!
As instabilidades deverão voltar a região Sul, principalmente na porção oeste do Paraná e Santa Catarina, já nesta segunda-feira (30), devido a intensificação de uma baixa pressão sobre o Paraguai, que se estenderá sobre o Sul, e o intenso escoamento de ventos de baixos níveis que trará mais calor e umidade, os principais combustíveis para a formação de mais tempestades e chuvas volumosas.
Novos episódios de chuvas intensas e volumosas voltarão a ocorrer no Sul do Brasil no início e no final desta semana!
Os núcleos de chuva poderão se formar já durante a madrugada de segunda, principalmente no extremo oeste do Paraná, como na região de Foz do Iguaçu, que sofreu com tempestades e enchentes no sábado. Ao longo do dias as instabilidades avançarão para leste, passando a alcançar grande parte do Paraná e Santa Catarina. A partir da tarde, as instabilidades também avançarão pelo Rio Grande do Sul e seguirão ganhando força e se organizando sobre o estado ao longo da noite.
🚨 Depois de um fim de semana marcado pelo tempo severo, o Sul voltará a registar ⛈️ chuvas intensas no início da semana!
⚠️ O altos acumulados deverão provocar novos episódios de enchentes e deslizamentos!
🗞️ Fique atento a previsão do tempo: https://t.co/ocGK3xDU1i
. pic.twitter.com/NVWfV7eQmE— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) October 30, 2023
Entre a noite de segunda e madrugada de terça, as instabilidades voltarão a se intensificar sobre Santa Catarina e Paraná e continuarão ao longo do dia. Próximo a noite de terça, o tempo volta a ficar mais estável nos três estados do Sul e as chuvas perderão intensidade na quarta (01). Porém, já para o final da semana, entre quinta (02) e sexta-feira (03), as chuvas intensas deverão mais uma vez atingir a região.