O Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho devido a um evento climático severo que deve atingir o estado nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta abrangendo a metade sul, Campanha, Centro, Noroeste, Faixa Leste e Região Metropolitana de Porto Alegre. Espera-se chuvas volumosas, ventos fortes e queda de granizo até o meio-dia de terça-feira (30).
O Inmet adverte para o risco de chuvas com volume superior a 60 mm/h, aumentando significativamente a probabilidade de alagamentos, transbordamento de rios e possíveis deslizamentos de encostas e áreas de risco.
Para terça-feira, a previsão é de chuvas intensas e ventos fortes, com eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e região metropolitana de Porto Alegre. Os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo ultrapassar os 70 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce. Espera-se ventos com rajadas entre 50 e 70 km/h, podendo exceder os 80 km/h.
Na quarta-feira, a possibilidade de temporais isolados continua, com chuvas intensas e ventos fortes, acompanhados de eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e região metropolitana de Porto Alegre. Os volumes de chuva variam entre 60 e 80 mm/dia, podendo ultrapassar os 100 mm/dia na Campanha e Sul. Durante as instabilidades, prevê-se ventos com rajadas entre 50 e 70 km/h, podendo exceder os 80 km/h.
Os moradores devem estar atentos às informações oficiais e seguir as orientações das autoridades competentes para garantir a segurança durante o período de instabilidade climática.