CAIRO (Reuters) – A Organização das Nações Unidas alertou nesta sexta-feira que a ajuda à Faixa de Gaza poderá ser interrompida em dias, à medida que as tropas israelenses iniciarem sua guerra terrestre com combatentes palestinos na populosa cidade de Rafah, um importante corredor de ajuda para a faixa ameaçada pela fome.
Os tanques israelitas capturaram a estrada principal que divide as secções oriental e ocidental de Rafah, cercando efectivamente a parte oriental da cidade, num ataque que levou Washington a bloquear alguma ajuda militar ao seu aliado.
Moradores descreveram explosões e tiros quase constantes a leste e nordeste da cidade, no extremo sul da Faixa de Gaza, na sexta-feira, com intensos combates entre forças israelenses e militantes do Hamas e da Jihad Islâmica.
O Hamas disse ter emboscado tanques israelenses perto de uma mesquita no leste da cidade, um sinal de que os israelenses haviam penetrado vários quilômetros do leste até os arredores da área urbana.
Israel ordenou a saída de civis da parte oriental de Rafah, forçando dezenas de milhares de pessoas a procurar abrigo fora da cidade, anteriormente o último refúgio de mais de um milhão de pessoas que fugiram de outras partes do enclave durante a guerra., abre uma nova aba.
Israel diz que não pode vencer a guerra sem atacar Rafah para erradicar milhares de combatentes do Hamas que acredita estarem ali abrigados. O Hamas diz que lutará para defendê-lo.
Os suprimentos já estavam escassos e as operações de ajuda poderiam ser interrompidas dentro de alguns dias, à medida que os estoques de combustível e alimentos se esgotassem, disseram agências humanitárias das Nações Unidas .
“Durante cinco dias, nenhum combustível e praticamente nenhuma ajuda humanitária entrou na Faixa de Gaza, e estamos a raspar o fundo do poço”, disse o Coordenador Sénior de Emergência da UNICEF na Faixa de Gaza, Hamish Young.
As agências humanitárias dizem que a batalha já colocou em perigo centenas de milhares de civis já deslocados.
Fonte: Reuters.
Redator
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.