17 de novembro de 2024 10:38
unnamed
As relações entre França e Rússia têm se deteriorado nos últimos meses. O presidente Emmanuel Macron é um crítico fervoroso da invasão à Ucrânia pelo Regime de Putin.

As relações entre França e Rússia têm se deteriorado nos últimos meses. O presidente Emmanuel Macron é um crítico fervoroso da invasão à Ucrânia pelo Regime de Putin.

A polícia francesa prendeu um cidadão russo suspeito de planejar desestabilizar os Jogos Olímpicos, informou a promotoria de Paris nesta quarta-feira (24/07), poucos dias antes do início do evento.

O homem russo, de 40 anos, foi detido na tarde de ontem, terça-feira (23/07), após uma batida policial em sua residência. A operação foi solicitada pelo Ministério do Interior, conforme detalhado pela promotoria em seu comunicado.

As provas encontradas na casa do cidadão russo levantaram “temores de sua intenção de organizar eventos que poderiam causar desestabilização durante os Jogos Olímpicos”, afirmou o comunicado.

As relações entre França e Rússia têm se deteriorado nos últimos meses. O presidente Emmanuel Macron é um crítico fervoroso da invasão da Ucrânia por Moscou e um apoiador firme do governo de Kiev.

As autoridades francesas têm alertado repetidamente sobre suspeitas de campanhas de desinformação russas, enquanto a Rússia prendeu um pesquisador francês por acusações de espionagem.

O homem preso foi colocado em prisão preventiva e pode enfrentar até 30 anos de prisão, segundo o comunicado. A embaixada da Rússia em Paris informou que ainda não havia recebido uma notificação oficial sobre a detenção. “Pedimos esclarecimentos às autoridades francesas de forma proativa. Buscaremos uma resposta”, declarou a embaixada em um comunicado.

Os Jogos Olímpicos começam na próxima sexta-feira (26/07) com uma cerimônia de abertura que promete ser espetacular ao longo do rio Sena.

A França mobilizou a maior operação de segurança de sua história para proteger os Jogos Olímpicos, que ocorrem em meio as guerras na Ucrânia e em Gaza.

Fonte: Revista Exilio.

Redator

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading