O Palmeiras venceu o Flamengo pelo placar de 1 a 0, nesta quarta-feira (07), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado, porém, não foi suficiente para reverter a derrota por 2 a 0 no duelo de ida, disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), na última quarta (31). O zagueiro Vitor Reis marcou o gol do Verdão no início do primeiro tempo.
Primeiro tempo
O técnico Abel Ferreira promoveu alterações na escalação em relação ao jogo do Maracanã: o Palmeiras entrou em campo com um esquema de três zagueiros, sem Zé Rafael no meio de campo e com o trio de ataque formado por Felipe Anderson, Rony e Flaco López.
As alterações deram resultado e o Verdão comandou o jogo, iniciando a partida pressionando ofensivamente e seguro na defesa. Agressivo, o Palmeiras chegou ao gol logo aos oito minutos de bola rolando, com Vitor Reis. No lance, Caio Paulista fez um cruzamento preciso, lançando a bola na área, para o zagueiro cabecear para o fundo da rede. Em campo, o assistente chegou a marcar impedimento, mas o VAR confirmou o gol.
Até cerca de 20 minutos, o Palmeiras não deixou o Flamengo jogar, pressionando os visitantes para seu campo de defesa. Após a metade da primeira etapa, os cariocas começaram a equilibrar o jogo, conseguindo alguns espaços para chegar à área palmeirense, mas sendo afastados pela defesa palmeirense e sem levar sustos ao gol de Weverton.
Aos 40 minutos, Abel Ferreira precisou mexer na equipe. Mayke sentiu dores na panturrilha e precisou deixar o campo para a entrada de de Marcos de Rocha, e Felipe Anderson, com incômodo no olho, foi substituído por Gabriel Menino.
Na reta final do primeiro tempo, Rony teve uma boa oportunidade em jogada individual, driblando Fabrício Bruno e batendo colocado, mas a bola parou em boa defesa de Matheus Cunha. Do outro lado, a melhor chance do Flamengo na etapa foi com Luiz Araújo, aos 45 minutos, batendo no canto de Weverton, que fez boa defesa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações do vestiário e seguiu impondo o ritmo de jogo. Melhor em campo, o Verdão foi criando boas jogadas e, aos 10 minutos, Caio Paulista ganhou uma disputa pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado, mas parou em boa defesa do goleiro do Flamengo.
Minutos mais tarde, o Palmeiras quase marcou o segundo gol, aos 14 minutos, quando Murilo cabeceou a bola na trave, após passe de Gabriel Menino. Na sequência, Abel Ferreira promoveu mais uma alteração, tirando Raphael Veiga para a entrada de Lázaro.
Aos 23 minutos, Flaco López marcou, mas o VAR anulou por impedimento. Na jogada, Gabriel Menino cobrou falta, lançando a bola na área, e López apareceu para cabecear. Após a revisão, o árbitro de vídeo acusou impedimento.
Abel mexeu no time pela última vez, com Caio Paulista e Aníbal Moreno sendo substituídos por Vanderlan e Richard Ríos, respectivamente. O Palmeiras se lançou ao ataque e dominou o restante da partida, pressionando em busca do gol que levaria a decisão para os pênaltis. O Flamengo, sem conseguir criar, ficou apenas na defensiva.
Aos 37 minutos, Abel Ferreira acabou expulso, com Daronco sendo chamado pelo VAR. Após revisão, o árbitro expulsou o técnico do Verdão por, segundo ele, cometer gestos obscenos durante reclamação da arbitragem.
De volta ao jogo, aos 41 minutos, Flaco López teve uma ótima finalização, cabeceando após cruzamento de Rony, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Apesar de ser dominante e da vitória por 1×0, como o Palmeiras não conseguiu tirar a vantagem do Flamengo, deu adeus à Copa do Brasil.
Ficha técnica Palmeiras x Flamengo
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Data: 7 de agosto (quarta-feira)
- Hora: às 20 horas (de Brasília)
- Árbitro: Anderson Daronco
- Assistentes: Nailton Junior De Sousa Oliveira e Maira Mastella Moreira
- VAR: Wagner Reway
- Cartão vermelho: Abel Ferreira (Palmeiras)
- Cartões amarelos: Allan, Tite (técnico), Pedro, David Luiz (Flamengo)
- GOL: Palmeiras – Vitor Reis
No geral, os rivais já disputaram 13 duelos eliminatórios na história, e o Palmeiras tem vantagem de sete a cinco – em 1945, o confronto válido pela Taça dos Campeões Rio-São Paulo 1944 terminou empatado e ambos foram declarados campeões. Considerando apenas competições oficiais, sem caráter amistoso, o Alviverde venceu o rival em quatro (Copa do Brasil 1999, Copa dos Campeões 2000, Libertadores 2021 e Supercopa do Brasil 2023) e perdeu quatro (Copa do Brasil 1997, Copa Mercosul 1999, Supercopa do Brasil 2021 e Copa do Brasil 2024).
No Allianz Parque, são 15 triunfos em 18 jogos em 2024 (com dois empates e uma derrota), registrando a temporada com melhor aproveitamento de pontos (87% contra 82,86% de 2022) e com maior índice de vitórias (83,33% contra 77,14% de 2022).
Com informações do Palmeiras.