Escolha deve ser feita até 13 de setembro; na rede estadual paulista são ofertadas três áreas: exatas, humanas e técnica profissional
Estudantes que neste ano estão na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo devem definir até o próximo dia 13 de setembro o itinerário formativo que desejam cursar na 2ª e 3ª séries. A escolha é obrigatória e precisa ser registrada na Secretaria Escolar Digital. A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) oferta três opções de áreas, duas delas acadêmicas, a de exatas e humanas, e da técnica profissional.
Além das disciplinas do currículo comum, cada área acadêmica tem a sua particularidade. “No itinerário de humanas, o estudante fará aulas de oratória, também de liderança, que são habilidades importantes para a colocação profissional e a participação na sociedade, de forma geral, a partir do fim do ensino médio. Mas também terá aulas de filosofia e sociedade moderna e de geopolítica, que são conteúdos amplamente cobrados nos vestibulares, nas áreas de filosofia, de geografia, de história, de sociologia”, como explica Daniel Barros, da Coped, a Coordenadoria Pedagógica da Educação.
Os itinerários de humanas e exatas são ofertados em todas as escolas estaduais de Ensino Médio de São Paulo.
No itinerário formativo técnico profissional, são nove opções de cursos: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas, além dos cursos oferecidos em parceria com o Senai e o Senac.
“Os itinerários técnicos, eles se propõem, obviamente, a formar os estudantes para atuar naquelas áreas profissionais, mas eles vão além das habilidades meramente técnicas. Os estudantes também precisam aprender a desenvolver os comportamentos necessários para ser bem-sucedidos nos campos de atuação de cada um dos cursos técnicos”, reforça Daniel Barros.
Em Santa Bárbara d’Oeste a parceria com a SEDUC estabelecida para 2025 foi com a Escola Alcheste de Godoy Andia com o Curso Técnico em Fabricação Mecânica e com a Escola Juvelina de Oliveira Rodrigues com o Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Sendo assim, os alunos da rede estadual de qualquer Escola Estadual que estiverem no 2º ano de Ensino Médio em 2025 poderão se transferir para uma dessas duas escolas para cursar concomitantemente o Curso Técnico do SENAI a partir de janeiro/25, mas essa opção deverá ser feita em breve pelos alunos que estão cursando o 1º ano do Ensino Médio em 2024. Essa opção faz parte do V Itinerário de Formação Profissional do NEM – Novo Ensino Médio – parceria SEDUC – Secretaria de Educação de São Paulo e SENAI-SP.
Conto com o apoio na disseminação dessas informações.
Com Informações da Secretaria da Educação de São Paulo.