Encontro das CDL’s do Estado de São Paulo gera iniciativas e debates construtivos sobre a utilização da IA no varejo
A 47º edição da Convenção das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), realizada em Águas de Lindóia entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, reuniu mais de 350 varejistas e representantes de 40 entidades para discutir os avanços e desafios do setor no cenário pós-digital. O evento, promovido pela FCDL-SP, teve como objetivo fomentar o debate sobre tecnologia, inovação e estratégias de crescimento no varejo paulista.
Durante os dois dias de palestras (quinta e sexta-feira), a convenção abordou temas como transformação digital, inteligência artificial, marketing estratégico, Lei Geração de Proteção de Dados (LGPD) e a evolução do crédito.
O presidente da FCDL-SP, Mauricio Stainoff, destacou a importância do evento para a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas de entidades para impulsionar o comércio local: “Esse encontro é uma oportunidade para reforçar a união entre as CDLs e preparar o varejo para os desafios futuros”, afirmou.
Entre os destaques do evento, a palestra do psiquiatra Daniel Martins de Barros trouxe reflexões sobre o impacto das emoções no comportamento do consumidor e a importância de entender as emoções negativas para seguir adiante. A análise incluiu a forma como essas emoções afetam a percepção dos consumidores sobre produtos e serviços, e a importância de entender e abordar essas emoções para aprimorar a experiência do cliente e adaptar estratégias de marketing. “A compreensão dessas dinâmicas emocionais pode ajudar as empresas a se conectar com os consumidores e melhorar seu engajamento com o público”, comenta o presidente da FCDL-SP.
A programação também contou com a participação de Eduardo Lisboa, da V4 Company, que discutiu estratégias de “growth” e crescimento, e Marcelo Vieira de Castro, que abordou o tema do futuro do varejo em sua palestra “O futuro não será mais como antigamente”. Márcio Negro de Carvalho, da Usaflex, apresentou um caso prático de transformação digital no varejo, enquanto Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, e Nival Martins, superintendente do SPC Brasil, discutiram os avanços do Cadastro Positivo no país.
Com informações de Marianne Florindo.