O Programa Vidro Vira Vidro foi parte das ações dos jogos escolares que abrangeram 41 escolas dos níveis Infantil, Fundamental e Médio.
Os Jogos da Sustentabilidade, uma ação promovida pela prefeitura de Mogi das Cruzes e que abrange escolas dos níveis Infantil, Fundamental e Médio, teve seu encerramento no mês de agosto. Com 41 escolas inscritas, o evento promoveu uma extensa agenda, com um mês inteiro dedicado à preservação e educação ambiental, abordando temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as atividades, um dos destaques foi a integração dos estudantes com o Programa Vidro Vira Vidro, em que os participantes atuaram separando o vidro e depositando nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), presentes no município.
Programa Vidro Vira Vidro
A instalação dos PEVs tem como propósito aumentar a circularidade do vidro no Brasil e é liderado pela Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo em parceria com a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidro. No município de Mogi das Cruzes, a instalação dos PEVs é fruto de uma parceria bem-sucedida entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, Massfix e Verallia.
Localizados em áreas públicas de fácil acesso, os PEVs incentivam a população a descartar corretamente embalagens de vidro pós-consumo.
No primeiro semestre de 2024 foram coletados nos PEVs em Mogi um volume notável de mais de 65.000 kg de vidro. A expansão e a implementação de programas de Educação Ambiental em escolas próximas aos PEVs, juntamente com eventos ao longo do ano, como os Jogos da Sustentabilidade, têm como objetivo aumentar a conscientização e o engajamento da comunidade em relação à importância do descarte correto e gestão ambiental.
A reciclagem de vidro é uma necessidade urgente, pois atualmente estima-se que apenas 25% das embalagens de vidro consumidas são recicladas, enquanto 75% acabam em aterros sanitários. O projeto destaca que o vidro não precisa estar intacto para ser reciclado, pois será transformado em cacos que serão misturados a materiais como areia, barrilha e calcário, completando a matéria prima do vidro na produção de novas embalagens. O processo de reciclagem de vidro contribui significativamente para a redução do consumo de energia, da extração de recursos naturais e de emissões de CO2.
Para Sofia Wurlitzer, Gerente de Responsabilidade Social Corporativa e CO2 da Verallia, o consumo consciente é um desafio a ser estimulado na população. “O Programa Vidro Vira Vidro é um importante aliado para ajudar os municípios a incrementarem suas taxas de reciclagem, e para isso, o engajamento da população por meio de programas educacionais, como por exemplo os Jogos da Sustentabilidade, é uma excelente forma de incentivo, disseminação de conhecimento e compromisso social em prol do meio ambiente.”, Afirma.
Juliana Schunck, CEO da Massfix, afirma que os projetos de reciclagem têm um grande potencial de crescimento e o Vidro Vira Vidro auxilia na aceleração do processo. “A sustentabilidade está no coração de tudo o que fazemos, e apoiar eventos que promovem a preservação do meio ambiente como o Jogos de Sustentabilidade é mais do que uma escolha, é um compromisso. Nos enche de orgulho contribuir para iniciativas que educam e incentivam os jovens a evitar o descarte inadequado de resíduos, promovendo, assim, a prática da economia circular”, completa.
Com informações de Press à Porter Gestão de Imagem.
Da Redação.
Redator
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.