22 de janeiro de 2025 10:45
pix
Ministro da Economia, Haddad anunciou Medida Provisória para garantir que sistema de pagamentos não será taxado

Ministro da Economia, Haddad anunciou Medida Provisória para garantir que sistema de pagamentos não será taxado; AGU fala em responsabilizar mentirosos.

Após ter sido bombardeado pela opinião pública, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu revogar uma norma da Receita Federal que iria monitorar as movimentações financeiras dos cidadãos, incluindo o Pix.

O recuo foi confirmado durante uma entrevista coletiva do secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, nesta quarta-feira (15).

“Nos últimos dias, pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico. Apesar de todo o nosso trabalho, esse dano é continuado. Por isso, decidi revogar esse ato”, declarou o secretário.

De acordo com a norma que havia sido editada pela gestão lulopetista, a Receita passaria a receber dados transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das fintechs para movimentações acumuladas acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil por mês para empresas.

A regra valeria tanto para o Pix como para outras formas de transferência de recursos. Antes, apenas bancos tradicionais eram obrigados a informar os dados.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alegou que a reação do governo será editar uma Medida Provisória (MP) para garantir que o Pix não será taxado no Brasil.

“A MP equipara pagamento com PIX a pagamento em dinheiro. O presidente Lula está para assinar uma MP para reforçar gratuidade e sigilo do Pix”, disse ele.

O chefe da economia brasileira reclamou de “fake news” e supostas mentiras que estariam sendo ditas nas redes sociais. “O estrago está feito por esses inescrupulosos, inclusive senador e deputado federal agindo contra o Estado brasileiro”, disse Haddad.

“Essas pessoas vão ter que responder pelo que fizeram, mas não queremos contaminar a tramitação da MP, até que de fato se esclareça no Congresso o que aconteceu nos últimos dias sobre uma coisa séria que a Receita está fazendo”, finalizou ele.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o objetivo da nova MP será “blindar o Pix de mentiras”. Ele prometeu responsabilizar quem divulgou “desinformação” sobre a medida.

“Em razão desses crimes e golpes, determinamos que a AGU ainda hoje notifique a PF para a abertura de inquérito. Para investigar os autores da desordem de informação. É crime contra a economia popular. Estamos notificando também a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor”, afirmou.

Fonte: Conexão Política.

Da Redação.

Redator


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading