Rubio enfatiza apoio a Israel como ‘prioridade máxima’
O secretário de Estado disse que espera “enfrentar as ameaças representadas pelo Irã e buscar oportunidades de paz”.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, prometeu manter o “apoio firme” de Washington a Israel, falando em sua primeira ligação com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na quarta-feira, de acordo com uma leitura do Departamento de Estado.
Israel é uma “prioridade máxima” para o novo governo, disse Rubio, que na segunda-feira se tornou a primeira das escolhas do gabinete do presidente dos EUA, Donald Trump, a passar pela confirmação do Senado em uma votação de 99 a 0.
Rubio “parabenizou o primeiro-ministro pelos sucessos de Israel contra o Hamas e o Hezbollah e prometeu trabalhar incansavelmente para ajudar a libertar todos os reféns restantes mantidos em Gaza”, afirmou o comunicado de Washington.
Ele também enfatizou que espera “enfrentar as ameaças representadas pelo Irã e buscar oportunidades para a paz”.
O gabinete do primeiro-ministro israelense não divulgou imediatamente uma leitura da primeira conversa oficial de Netanyahu com o novo secretário.
Durante um telefonema separado com Rubio na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, expressou o apreço de Israel pelas “ações executivas decisivas de Trump contra o TPI, os houthis e a remoção das sanções injustas contra os israelenses na Judéia e Samaria”, anunciou Sa’ar em um comunicado.
Sa’ar e Rubio falaram sobre “questões regionais e tópicos bilaterais”, de acordo com a leitura israelense, bem como o que Sa’ar chamou de “as ‘instituições jurídicas internacionais’ politizadas e as medidas que devem ser tomadas a esse respeito.
“Estamos comprometidos em trabalhar duro e em estreita colaboração com o presidente Trump e seu governo para lidar com nossos desafios comuns e expandir nossas alianças. Convidei o secretário Rubio para visitar Israel e concordamos em nos encontrar em breve”, concluiu o comunicado do principal diplomata de Jerusalém.
Em sua audiência de confirmação em 15 de janeiro, Rubio disse que esperava que o segundo mandato de Trump fosse “talvez o governo mais pró-Israel da história americana” e prometeu derrubar uma série de políticas do ex-presidente Joe Biden que eram desfavoráveis ao Estado judeu.
Rubio é conhecido por sua firme postura pró-Israel, incluindo pedir a Jerusalém no início deste ano que destruísse “todos os elementos” do Hamas e apelidar os membros da organização terrorista baseada em Gaza como “animais ferozes”.
Trump nomeou uma série de autoridades pró-Israel para seu governo, incluindo o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee como embaixador em Israel e a deputada Elise Stefanik (R-N.Y.) como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.
Fonte: JNS.
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.