03terca-feira-e-ultimo-dia-da-zcas-e-ha-risco-de-chuvas-fortes-no-brasil-inmet-alerta-para-perigo-para-15-estados-1738589211013_1024

Chuva prevista para a tarde de terça-feira (04).

Os últimos dias de janeiro e o início de fevereiro foram marcados pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que provocou grandes acumulados de chuva neste final de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a capital paulista e cidades do interior registraram os maiores acumulados de precipitação do país, nas últimas 72 horas.

  • Bertioga – 160, 8 mm
  • São Paulo (Mirante) – 124 mm
  • São Simão – 119 mm

A terça-feira (04) ainda terá a atuação da ZCAS, desta maneira, cidades que estão com o nível dos rios acima do normal e com o solo saturado devem ficar alertas pois há riscos de mais chuvas com intensidades que variam de moderadas a fortes.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná são alguns que estão sob alerta laranja do INMET, podendo registrar queda de barreiras, árvores e corte de energia.

Para esta terça-feira (04), o INMET emitiu alertas amarelo e laranja de acumulados de chuva para 16 estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Amapá.

                 INMET emite alertas amarelo e laranja para 16 estados brasileiros.

A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta terça-feira (04).

Terça-feira: O último dia de ZCAS será marcado pelos riscos de chuvas fortes sobre o Brasil Central

A madrugada de terça-feira (04) tem previsão de chuvas isoladas sobre o Brasil. Em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e interior do Piauí há previsão de pancadas de chuva. Já na divisa entre Paraná e São Paulo, chuvas mais intensas podem ocorrer na região.

Em áreas do centro-norte do país, há potencial para chuvas intensas que poderão causar transtornos. A atenção fica voltada para a faixa entre o norte do Mato Grosso, sul do Pará e o leste do Amazonas, região onde as chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas.

Mapa de densidade de raios para a terça-feira (04) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Durante a manhã, o canal de umidade fica mais forte sobre áreas do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Nestas localidades são previstas chuvas com intensidades que variam de fracas a moderadas.

Pouco a pouco a ZCAS vai se desconfigurar e nos próximos dias as chuvas vão migrar para o Sul do Brasil onde os maiores volumes ocorrem sobre o leste do Paraná. Pancadas de chuva isoladas vão ocorrer no norte do estado paranaense e centro-leste de Santa Catarina.
No decorrer da tarde de terça-feira (04) a instabilidade aumenta sobre boa parte do Brasil e vai provocar tempestades isoladas acompanhadas de trovoadas. A começar pelo Sudeste e Centro-Oeste do país, todo o estado de São Paulo e Goiás se encontram sob o alerta laranja do INMET para os riscos de chuvas intensas com até 100 mm em 24 horas. Além disso, há alertas para queda de árvores e riscos de cortes de energia.

Chuva prevista para a tarde de terça-feira (04).

Outras áreas do Brasil também devem ficar atentas aos alertas do INMET como: Triângulo Mineiro, norte do Paraná, leste dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amapá tem potencial para a ocorrência de tempestades.

Previsão do acumulado de chuva para terça-feira (04).

No restante do Brasil, chuvas isoladas vão acontecer durante a tarde, principalmente no Amazonas, Acre e Rondônia, inclusive a capital Manaus pode registrar transtornos. Os maiores volumes acumulados de precipitação desta terça-feira (04) está previsto para o oeste de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, onde a quantidade pode ser superior a 90 milímetros.

Fonte: O Tempo.

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading