Chuvas Intensas Causam Alagamentos e Transtornos em Santa Bárbara d’Oeste e Região
Nos últimos dias, Santa Bárbara d’Oeste enfrentou um dos maiores volumes de chuva de sua história.
A prefeitura informou que, nos três primeiros dias de fevereiro, o município acumulou 117 milímetros de precipitação, ultrapassando a média mensal prevista de 168 milímetros. Nos últimos sete dias, o acumulado chegou a 400 milímetros, configurando um dos maiores alagamentos já registrados na cidade.
Bairros Afetados e Desalojamentos: Diversos bairros foram severamente afetados pelas inundações, levando moradores a evacuarem suas residências devido ao aumento do nível das águas. A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e prestando assistência às famílias desalojadas.
Impacto no Abastecimento de Água: A chuva intensa invadiu as cabines do sistema de captação de água bruta da Estação Elevatória Santa Alice, conhecida como Represinha, localizada na bacia do Ribeirão dos Toledos. Por questões de segurança e para evitar danos aos equipamentos, a captação foi interrompida, o que pode resultar em desabastecimento temporário de água em diversas regiões da cidade.
O prefeito Rafael Piovezan em sua redes comunicou a comunidade:
Diante da previsão de mais chuvas fortes em Santa Bárbara d’ Oeste e cidades da região, o prefeito Rafael Piovezan, juntamente com uma equipe da Prefeitura, esteve vistoriando a nova represa que está em construção e constitui o alteamento da barragem da represa de Cillo, e fez um alerta à população pelas redes sociais.
Ele disse que nos últimos sete dias foram registrados 400 milímetros de chuva em Santa Bárbara. Só ontem (02), à noite e madrugada de hoje (03), foram 130 mm na região da represa e isso fez com que o nível subisse 1,7 m, do que existia, do antigo vertedouro.
“Aqui a gente tem mais de 1 bilhão de litros de água, que foram mantidos e não desceram de uma vez para a cidade. O vertedouro tem uma estrutura para uma chuva calculada em 230 milímetros. O alerta fica porque, até quinta-feira, temos mais 200 mm que estão projetados e depois, mais 190 mm até domingo. Fortes chuvas ainda vão cair na nossa cidade. E estamos com toda equipe aqui para poder cuidar desse vertedouro e de tudo o que é necessário e poder minimizar o impacto na cidade”, alertou.
No comunicado divulgado, o prefeito informou ainda que todas as famílias que foram atingidas, estão sendo atendidas pela Promoção Social, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e todo equipe da Prefeitura.
Outro alerta diz respeito ao abastecimento de água na cidade que está comprometido em várias regiões. “A água subiu a ponto de nós desligarmos a nossa captação. Então vai ter influência no abastecimento de água. A gente vai acompanhando e fazendo tudo o que é possível para minimizar o impacto na vida do barbarense”, completou.
Nível da nova represa de Santa Bárbara sobe 1,70 m com as chuvas; prefeito faz alerta
Suspensão de Aulas: Devido aos alagamentos, duas escolas municipais suspenderam as aulas por tempo indeterminado. A prefeitura está monitorando a situação e fornecerá atualizações sobre a retomada das atividades escolares.
Recomendações às Comunidades: As autoridades locais recomendam que os moradores evitem áreas alagadas, fiquem atentos aos comunicados oficiais e busquem abrigo seguro em caso de necessidade. Equipes de emergência estão de prontidão para auxiliar a população.
Veja como ficou a Avenida Corifeu de Azevedo Marques:
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.