refens

A ex-refém do Hamas Emily Damari, 28, é vista após sua libertação no Centro Médico Sheba Tel Hashomer em Ramat Gan, 19 de janeiro de 2024. Foto de Maayan Toaf/GPO.

“Todos os reféns devem ser libertados, e ajuda humanitária deve ser fornecida aos reféns que ainda estão esperando para voltar para casa”, disse Mandy Damari, cuja filha Emily foi uma das três reféns libertadas.

( 20 de janeiro de 2025 / Ramat Gan) – Os reféns libertados Emily Damari, Doron Steinbrecher e Romi Gonen foram reunidos com suas famílias no Centro Médico Sheba Tel Hashomer, em Ramat Gan, na noite de domingo, após 471 pessoas mantidas em cativeiro pelo Hamas na Faixa de Gaza.

As três mulheres foram as primeiras das 33 prisioneiras que se espera que sejam libertadas durante a primeira fase do acordo de cessar-fogo com o Hamas que entrou em vigor no início do dia. As mulheres foram entregues às Forças de Defesa de Israel por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha dentro da Faixa de Gaza.

Um clipe de propaganda do Hamas divulgado depois que as mulheres deixaram o controle do grupo terrorista mostrou que elas foram forçadas a aceitar sacolas de “lembranças” do tempo em que estavam em cativeiro, incluindo um “certificado de agradecimento” do Hamas, enquanto centenas de civis de Gaza assistiam.

Após um exame médico inicial no ponto de recepção perto da fronteira com Gaza e sua subsequente transferência para o hospital por helicóptero, a diretora do Hospital Geral de Tel Hashomer, Dra. Yael Frenkel Nir, disse à mídia local que a condição física das mulheres era boa o suficiente para permitir que elas se concentrassem em se reunir com seus familiares.

A condição dos reféns libertados “nos permite focar no importante, que é se reunir com suas famílias, e adiar a investigação de questões médicas por algumas horas”, ela declarou. Ela acrescentou, “Estamos acompanhando de perto eles e suas famílias”.

Centenas de israelenses animados aguardavam o retorno dos três reféns do lado de fora do hospital enquanto os helicópteros pousavam.

A mãe de Damari, Mandy, uma dupla cidadã israelense-britânica, logo após o retorno de sua filha agradeceu a “todos que nunca pararam de lutar por Emily durante essa provação horrenda, e que nunca pararam de dizer seu nome. Em Israel, Grã-Bretanha, Estados Unidos e ao redor do mundo.

“Enquanto o pesadelo de Emily em Gaza acabou, para muitas outras famílias a espera impossível continua. Cada último refém deve ser libertado, e ajuda humanitária deve ser fornecida aos reféns que ainda estão esperando para voltar para casa.”

A família de Steinbrecher compartilhou uma declaração expressando “gratidão a todos que nos apoiaram e nos acompanharam nesta jornada”.

A declaração continuou estendendo “um agradecimento especial ao povo de Israel por seu caloroso abraço, apoio inabalável e a força que nos deram durante nossos momentos mais sombrios. Também estendemos nossa gratidão ao presidente [Donald] Trump por seu envolvimento e apoio significativos.”

Gonen gravou uma mensagem de voz para os moradores de sua cidade natal, Kfar Vradim, no norte de Israel, dizendo: “Com a ajuda de Deus, nos encontraremos em breve”.

“Esta é Romi, que retornou do cativeiro. Obrigada a todos vocês”, ela declarou. “Ainda não tenho a mínima ideia do que vocês fizeram. Eu vi uma parte minúscula, minúscula, mas vocês são os melhores. Eu os aprecio mais do que tudo, e estou enviando abraços e beijos.”

Gonen, 24, foi sequestrado do festival de música Nova após ser baleado na manhã de 7 de outubro de 2023, enquanto Steinbrecher, 31, e Damari, 28, foram levados de suas casas no Kibutz Kfar Aza. Steinbrecher é um cidadão israelense-romeno duplo, enquanto Damari também possui cidadania britânica.

Israel disse que 25 das 33 pessoas na lista de reféns a serem devolvidos no primeiro estágio do acordo de cessar-fogo renovado ainda estão vivas. Noventa e quatro reféns ainda estão sendo mantidos em Gaza, pelo menos um terço dos quais acredita-se estar morto.

O próximo grupo de reféns deve ser libertado no sábado, disse um alto funcionário do Hamas à AFP no domingo.

Fonte: JNS

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading