Santa Bárbara decreta situação de emergência após alagamentos
O prefeito Rafael Piovezan, decretou situação de emergência no Município após as fortes chuvas

Em 7 dias o acumulado foi de 400 milímetros de precipitação de acordo com medições da Defesa Civil, ocasionando um dos maiores alagamentos da história do Município.
Foram desalojadas 203 famílias, as quais necessitaram de abrigo, assistência humanitária e apoio do poder público. O Município teve ainda danos em sua infraestrutura urbana, com vias interditadas, prejuízos a equipamentos públicos e interrupções no fornecimento de serviços essenciais.
Com a medida, o Município tem a autorização para ações emergenciais relacionadas à contratação de obras, serviços, aquisição de bens e produtos, com base nos termos do inciso VIII do artigo 75 da Lei Federal nº 14.133/2021, estando autorizado ainda a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar nas áreas atingidas, destinação de recursos orçamentários extraordinários para atendimento às famílias desalojadas e recuperação dos danos causados, além de outras ações emergenciais necessárias para minimizar os impactos dos danos em decorrência dos alagamentos.
A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste segue com a campanha de doação para as famílias atingidas pelas chuvas. Nesta quarta-feira (5) as entregas podem ser feitas até as 23 horas na Defesa Civil, localizada na Rua Graça Martins, 464, no Centro e no Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel”, na Rua Bororós, 262, no Jardim São Francisco.
Neste momento os itens mais necessários são produtos de limpeza, higiene pessoal, água potável, colchão, roupas de cama e banho, roupas em bom estado de uso, alimentos não perecíveis e ração animal.
Confira os pontos de retirada de doações para vítimas das chuvas
O objetivo é facilitar o acesso das famílias atingidas. As doações estão disponíveis a partir desta quarta-feira (5), nos locais abaixo.
O trabalho intersetorial da Prefeitura envolve acolhimento das pessoas, coleta de informações e necessidades, limpeza das casas, entrega de kit limpeza, higiene, arrecadação e distribuição de doações.
As doações recebidas por empresas e pessoas solidárias passam por triagem para organização realizada por servidores e voluntários e são encaminhadas às famílias e/ou pontos de retirada.
As famílias que não receberam contato de algumas das equipes por não se encontrar na residência nos momentos da visita, podem procurar a Secretaria de Promoção Social, no Centro Social Urbano ou ligar para (19) 3455.6969.
Confira os pontos de retirada das doações:
NAS (Núcleo de Assistência Social) do San Marino
Rua Narciso Bizetto, 13 – Jd. San Marino
Telefone: (19) 3455.7050
Retirada de doações para as famílias do Jardim Batagin
Centro Social Urbano (CSU)
Av. de Cillo, 650 – Jd. Belo Horizonte
Telefone: (19) 3455.6969
Retirada das famílias da Vila Diva, Vila Lola, Jardim Conceição, Vila Sartori
NAS do Cruzeiro do Sul
Rua São Sebastião, 176 – Cruzeiro do Sul
Telefone: (19) 3455.7483
Retirada das famílias do Cruzeiro do Sul
CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Vista Alegre
Rua Eneide Brocatto de Barros, 135 – Jd. Vista Alegre
Telefone: (19) 3455.2542
Retirada das famílias do Santa Alice
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. As famílias que tiverem dificuldade de retirar podem entrar em contato com a Secretaria de Promoção Social, pelo telefone (19) 3455.6969.
Fonte: Governo de Santa Bárbara d’Oeste.
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.