22 de dezembro de 2024 08:22
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A Black Friday está chegando e é necessário que o consumidor fique atento a alguns detalhes para que as compras não se transformem em uma experiência frustrante.

A Black Friday está chegando e é necessário que o consumidor fique atento a alguns detalhes para que as compras não se transformem em uma experiência frustrante. Nessa época, é grande o número de ofertas e, dependendo das condições oferecidas, como taxas de juro e número de parcelas, o custo efetivo da operação pode ser maior do que o esperado.

A Black Friday é um evento com diversas promoções e descontos na última sexta-feira de novembro, mas existem que lojas aproveitam para realizar promoções ao longo do mês todo. Há casos, porém, de estabelecimentos que aumentam o preço de um produto nas semanas anteriores com a finalidade de conceder um falso desconto no dia da promoção.

Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar o Procon. “Em Americana, o órgão de defesa do consumidor fica no prédio da Prefeitura, à Avenida Brasil, nº 85, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O contato também pode ser realizado por meio do telefone 151”, explica o diretor do Procon Americana, Estevão Luis Cardoso Pavan.

Confira algumas dicas:

  • Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;

  • Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;

  • Se atente à variação dos preços entre uma empresa e outra;

  • Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;

  • Fique atento às opções de parcelamento;

  • Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;

  • Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou se para troca do produto é necessário pagar franquia;

  • Nas compras pela internet, confira se a empresa fornece CNPJ, endereço físico e meios de contato;

  • A promoção não anula os direitos do consumidor. A política de trocas de produtos com defeito permanece a mesma;

  • Informações sobre preço e prazo de entrega devem estar em destaque;

  • Salve ou imprima tudo o que for relacionado à compra, como pedido, prazo de entrega, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários do produto que o consumidor adquiriu;

  • Nas compras on-line, tomar cuidado na hora do pagamento, verificando se os dados do boleto bancário ou do Pix são os mesmos da empresa;

  • Em caso de compra em plataformas estrangeiras, permanecer sempre dentro do site ou aplicativo e não negociar por telefone ou WhatsApp, pois somente assim é possível responsabilizar a empresa no caso de algum problema na compra.

Fonte: Governo de Americana.

Redator

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