19 de novembro de 2024 19:12
WhatsApp-Image-2024-02-26-at-18.26.22
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (4) mais uma etapa do "Mutirão Saúde da Mulher", com a realização de mamografias na Praça Comendador Müller, no Centro.

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (4) mais uma etapa do “Mutirão Saúde da Mulher”, com a realização de mamografias na Praça Comendador Müller, no Centro. Os exames são destinados a mulheres previamente chamadas pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde e realizados em um veículo adaptado para os procedimentos. A ação é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, último dia do atendimento na praça.

Nesta segunda, foram agendadas 70 mamografias, capacidade diária estipulada pelos técnicos responsáveis pelo serviço móvel, sendo que 63 delas foram realizadas. Durante os próximos sábados, dias 9, 16 e 23, o mutirão segue em unidades básicas de saúde com atendimento sem agendamento (ver programação abaixo), também com a oferta de exames de Papanicolau.

No total, serão 980 mamografias realizadas em unidades de saúde e na Praça Comendador Müller. O serviço foi contratado pela Prefeitura por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

Em cada unidade de saúde participante, também serão 70 mamografias em cada dia da ação, das 8h às 14h. As mulheres precisam ter idade entre 35 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos.

Para ambos os exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto. O atendimento pode ser feito em qualquer unidade, independentemente da região do município onde a mulher reside.

O mutirão teve início no sábado (2), nas unidades básicas dos bairros Parque Gramado e Jardim Dona Rosa, onde foram feitos 266 exames, sendo 145 de mamografias e 121 de Papanicolau.

“Nós ampliamos o acesso aos exames por livre demanda, aos sábados, e durante a semana vamos atender as mulheres que já tem agendamento previsto. O exame é fundamental para o rastreamento do câncer nas mulheres, o que torna ainda mais importante que elas busquem o serviço oferecido”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Dia D

O próximo sábado (9) será o “Dia D” da ação. As unidades abertas para ambos os procedimentos são as do São Vito e Jardim Guanabara. O Papanicolau também será oferecido nas unidades Praia Azul, Antônio Zanaga, São Domingos e Vila Galo, sem limite de atendimentos.

“O Dia D é uma forma de intensificarmos a realização dos exames, por isso nós iremos manter mais unidades abertas no próximo sábado. A procura está sendo muito grande, o que demonstra que o mutirão está sendo oportuno e dando condições para que muitas mulheres busquem esse cuidado com a saúde” declara a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Confira a programação:

Dias 4, 5, 6, 7 e 8 (segunda a sexta) – mamografia apenas para mulheres com agendamento
Praça Comendador Müller – Centro

Dia 9 (sábado) – “Dia D”
Mamografias e Papanicolau

UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300
UBS Jardim Guanabara – Rua Jacarepaguá, nº 320

Papanicolau

ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213
ESF Antônio Zanaga – Rua Adelmar Tavares, nº 185
UBS São Domingos – Rua Salvador Giordano, nº 320
UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

Dia 16 (sábado) – mamografias e Papanicolau
ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213
ESF Antônio Zanaga – Rua Ademar Tavares, nº 185
UBS Jardim Boer – Rua Romildo Bosqueiro, nº 55

Dia 23 (sábado) – mamografias e Papanicolau
UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316
UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

Fonte: Governo de Americana.

Redator

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading