9 de julho de 2024 18:11

Premiação é cooperação entre APP Brasil e o Projeto NaMoral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; inscrições vão até outubro

A APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda) em parceria com o Projeto NaMoral, através de um acordo cooperação técnica com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio de Comunicação NaMoral – Jovens Talentos. A premiação é voltada à criação de peças para redes sociais e produtos, com fins publicitários e pedagógicos, que promovem integridade, ética, cidadania e valores fundamentais para a prevenção primária à corrupção. Podem se inscrever jovens universitários regularmente matriculados em uma instituição de Ensino Superior e jovens formados entre 2022 e 2024. As inscrições estão abertas até dia 04 de outubro e a cerimônia de premiação acontece no dia 10 de dezembro. O regulamento completo está no site.

As peças podem ser inscritas nas categorias podcast, aplicativo ou jogo, história em quadrinho (HQ), campanha de mídia social, trends virais para redes sociais no formato de vídeo e jogos de tabuleiro educacionais. Os vencedores concorrem a prêmios de R$ 25 mil a R$ 15 mil e terão suas campanhas e produtos veiculados no início de 2025.

Com o tema “Esperto mesmo é ser honesto”, o prêmio tem o objetivo de estimular a produção de campanhas que destacam a intransigência à corrupção e à impunidade e o compromisso com a integridade como uma necessidade primordial para o cidadão brasileiro. A escolha do tema visa, por meio da comunicação, convidar as pessoas para uma vida com atitudes e comportamentos íntegros, de modo que juntos, como família de brasileiros, possamos combater a corrupção . Além disso, a APP Brasil e o Projeto NaMoral pretendem incentivar a construção de um ecossistema de integridade, incentivando a participação da sociedade em ações que colaborem com a transformação social.

O NaMoral é um projeto de educação para a integridade, criado pelo MPDFT para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Por meio de metodologias ativas, educa crianças e jovens para a integridade, ao mesmo tempo em que os formam para compreender a importância de suas escolhas individuais.

Projeto criado pelas crianças que participam do NaMoral nas escolas – Crédito: Divulgação

A organização do projeto acredita no papel da educação como prevenção primária da corrupção e formação da responsabilidade cidadã na sociedade. “Entendemos que o combate à corrupção humana começa com a defesa da integridade, inclusive em ações consideradas ‘pequenas’ e ‘justificadas’ do cotidiano. Esse combate passa, necessariamente, pela certeza de que a cultura se transforma a partir do aprendizado e da prática”, afirma Luciana Asper y Valdés, Promotora de Justiça uma das idealizadoras do projeto do MPDFT.

Luciana Asper y Valdés, Promotora de Justiça uma das idealizadoras do projeto NaMoral – Crédito: Divulgação

Suliane Rauber, professora e coordenadora pedagógica do NaMoral, ressalta a importância da educação em valores e do letramento para ética e integridade para prevenção de comportamentos corruptos. “Somos todos suscetíveis à corrupção. Geralmente associamos corrupção apenas a políticos e esquecemos das pequenas corrupções do dia a dia, que afetam o bem estar social de uma sociedade e que, vão fomentando a cultura da desonestidade e nos levam a transigência da corrupção em escala maior. Com o prêmio, pretendemos sensibilizar universitários e jovens formados de seu papel na conscientização do combate à corrupção e encorajando a discussão sobre a temática”.

“A publicidade é fundamental na disseminação de informações e no estabelecimento de novos hábitos. Estimular a produção de campanhas sobre o combate à corrupção é incentivar, também, a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Por isso, estamos realizando este trabalho em parceria com as universidades da área de Comunicação”, destaca Luiz Carlos Corrêa, diretor de Educação e Desenvolvimento Profissional da APP Brasil e coordenador geral da premiação.

Fonte: Agência ERA

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading