GRNOTICIAS

Tosse com secreção por 15 dias: UBSs intensificam identificação e exames gratuitos

A partir desta terça-feira (16), a Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, deu início a uma campanha intensiva para o combate à tuberculose. A mobilização vai durar até o dia 30, e envolve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com foco especial na busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios. O objetivo principal: detectar, rapidamente, casos de tuberculose entre aqueles que apresentem tosse com secreção há duas semanas ou mais — ou, no novo comunicado, “15 dias com tosse com secreção”. O comunicado oficial destaca que não é necessário agendamento prévio para participar da campanha — basta procurar a UBS mais próxima.

Durante a campanha, profissionais de saúde das UBSs estarão em alerta para identificar pessoas com os sintomas descritos e oferecer a coleta de amostra de escarro. Esse exame é gratuito, simples, e capaz de detectar a presença da bactéria causadora da tuberculose. Quem tiver tosse persistente também poderá comparecer por iniciativa própria a qualquer UBS para requisitar o exame.

A tuberculose, doença infecciosa causada geralmente pelo Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos. A transmissão se dá por via aérea, através de gotículas expelidas quando pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Entre os principais sinais da doença — além da tosse persistente com secreção — incluem-se febre baixa no fim do dia, perda de peso, sudorese noturna, fadiga, falta de apetite e dor no peito.

O município mantém um programa de controle da tuberculose estruturado, que inclui atendimento médico e de enfermagem, exames laboratoriais, fornecimento gratuito de medicamentos, além de acompanhamento dos casos e dos contatos próximos das pessoas diagnosticadas. A Secretaria de Saúde reforça que quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido será o tratamento e maiores as chances de cura.

O tratamento para tuberculose é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele deve ser seguido até o fim, mesmo quando os sintomas melhorarem, para garantir a eliminação total da infecção e evitar o surgimento de resistência da bactéria.

Maria Amélia P. da Silva, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, afirmou que “a tuberculose tem cura, e a participação da população é fundamental para interromper a transmissão da doença. Ao apresentar tosse persistente, procure a unidade de saúde mais próxima e realize o exame”.

A campanha também se insere em estratégias mais amplas de saúde pública que visam reduzir os índices de doenças respiratórias evitáveis, aumentar a detecção precoce de agravos e garantir que pacientes recebam tratamento completo, reduzindo a circulação da doença na comunidade.


📢 Se você ou alguém que conhece está com tosse com secreção por mais de 15 dias, vá até a UBS mais próxima agora — quanto antes for feito o exame, melhor para sua saúde e para toda Limeira! Compartilhe esta informação! 🔍👥

Fonte: Governo de Limeira.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *