18 de setembro de 2024 08:43
Foi resgatado em uma "operação complexa" pelas Forças Israelenses Qaid Farhan Alkadi, 52, da cidade árabe beduína de Rahat, no Negev.

Foi resgatado em uma “operação complexa” pelas Forças Israelenses Qaid Farhan Alkadi, 52, da cidade árabe beduína de Rahat, no Negev.

A primeira imagem do refém israelense resgatado Qaid Farhan al-Qadi, 52, no Hospital Soroka em Beersheva em 27 de agosto de 2024. Crédito: Cortesia.

As forças israelenses resgataram um refém vivo do cativeiro do Hamas na Faixa de Gaza, disseram as Forças de Defesa de Israel e a Agência de Segurança de Israel em uma declaração conjunta na terça-feira.

Qaid Farhan Alkadi, 52, da cidade beduína de Rahat, no deserto de Negev, foi resgatado de um túnel no sul de Gaza em uma “operação complexa” pelas Forças de Defesa de Israel Shayetet 13, 401ª Brigada e Yahalom, junto com as forças da ISA sob o comando da 162ª Divisão. Ele estava sozinho no momento do resgate.

O pai de 11 está em condição estável e estava passando por exames médicos no Hospital Soroka em Beersheva, de acordo com os militares. Sua família foi atualizada e a IDF os está acompanhando.

Soroka disse que “ele está totalmente consciente e em boas condições gerais, e já se encontrou com um membro da família com grande entusiasmo”.

Ele foi mantido em cativeiro por 326 dias desde que foi sequestrado pelo Hamas em Mivtachim em 7 de outubro.

Seu resgate deixa o número de reféns ainda mantidos pelo Hamas em Gaza em 108, incluindo 104 dos 251 reféns feitos em 7 de outubro — 34 dos quais estão mortos, de acordo com os militares.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falou ao telefone com Alkadi, de acordo com o Gabinete do Primeiro-Ministro.

“ Bem-vindo ao lar , Farhan Kadi. Parabenizo o IDF e o Shin Bet por outra operação de resgate bem-sucedida. Estamos trabalhando incansavelmente para devolver todos os nossos sequestrados”, disse Netanyahu em comentários em vídeo.

“Fazemos isso de duas maneiras principais: por meio de negociações e operações de resgate. Ambas as maneiras juntas exigem nossa presença militar no campo e pressão militar incessante sobre o Hamas. Continuaremos a agir assim até trazermos todos para casa”, continuou o premiê.

“As forças de segurança israelenses continuarão a operar com todos os meios para trazer os reféns para casa”, disseram os militares.

O porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, disse em uma declaração: “Não poderemos publicar tudo sobre o resgate” para, entre outras coisas, proteger a segurança dos reféns ainda nas mãos do Hamas.

“A maravilhosa notícia de seu retorno é um sinal de luz em meio à escuridão para as famílias dos reféns e para o povo de Israel”, disse o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, um grupo que defende o retorno dos sequestrados.

“Queremos agradecer às maravilhosas forças de nossas IDF que ajudaram Qaid a retornar para casa em segurança”, disse o fórum, acrescentando que um acordo de cessar-fogo “é a única maneira de garantir o retorno dos 108 reféns restantes — os vivos para reabilitação e os assassinados para um enterro adequado”.

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, comentou sobre a operação de resgate, dizendo: “Dentro das operações ousadas e determinadas das forças da IDF e da ISA nas profundezas da Faixa de Gaza, nossos combatentes tiveram sucesso em resgatar Kadi e devolvê-lo à sua família em Israel. Esta operação se junta a uma série de atividades operacionais impressionantes, nos levando a atingir todos os objetivos da guerra.”

‘Fazendo tudo para salvar os sequestrados’

O Chefe do Estado-Maior das IDF, Tenente-General Herzi Halevi, concluiu uma avaliação situacional após o resgate, que incluiu o comandante do Comando Sul das IDF e outros oficiais militares e de inteligência de alto escalão.

“Estamos fazendo de tudo para salvar todos os sequestrados. As forças da IDF e da ISA demonstram coragem, determinação e iniciativa em operações complexas no campo”, disse Halevi.

O presidente israelense Isaac Herzog parabenizou as IDF e a ISA “pelo resgate bem-sucedido”.

O Hamas não fez distinção entre judeu e árabe em 7 de outubro, observou Herzog, acrescentando: “Este é um momento feliz para o Estado de Israel e para a sociedade israelense como um todo. Desejo o retorno imediato e rápido de nossos 108 reféns que estão sendo brutalmente mantidos em cativeiro em Gaza.”

Na última terça-feira, as IDF recuperaram os corpos de seis reféns sequestrados em 7 de outubro em um túnel em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

Em uma operação envolvendo as IDF e a ISA, os corpos de Avraham Munder, Yoram Metzger, Nadav Popplewell, Yagev Buchshtav, Chaim Peri e Alex Dancyg foram localizados mais de 10 meses após o massacre do Hamas.

Com Informações do JNS.

Da Redação.

Redator

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading