Segunda a agência REUTERS, Hollywood Hills ardia incontrolavelmente na manhã desta quinta-feira, enquanto os piores incêndios florestais da história de Los Angeles assolavam a cidade e as profundezas da indústria cinematográfica norte-americana.
Um crescente de chamas apertou Los Angeles em uma enorme pinça visível do espaço. Mais de 100.000 pessoas receberam ordens de evacuação quando ventos secos com força de furacão espalharam chamas por um solo ressecado que não chovia há meses. Pelo menos cinco pessoas morreram desde que os incêndios começaram na terça-feira.
As casas de estrelas de cinema e celebridades estavam entre as consumidas pelas chamas, que destruíram alguns dos imóveis mais luxuosos do mundo e acima de marcos do showbiz instantaneamente reconhecíveis em todo o mundo. “Esta tempestade de fogo é a grande”, disse a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, em uma coletiva de imprensa depois de voltar correndo para a cidade, interrompendo uma viagem oficial a Gana.
Pelo menos seis incêndios florestais separados estavam queimando no condado de Los Angeles. Três deles foram listados como “0% controlados”, incluindo um par de enormes conflagrações nos flancos leste e oeste da cidade e o menor Sunset Fire em Hollywood Hills, logo acima do Hollywood Boulevard e sua Calçada da Fama.
O Corpo de Bombeiros de Los Angeles emitiu uma ordem de evacuação para pessoas em uma área dentro do Hollywood Boulevard ao sul, Mulholland Drive ao norte, 101 Freeway a leste e Laurel Canyon Boulevard a oeste – todos endereços icônicos para cinema, TV e música. O letreiro de Hollywood fica do outro lado da rodovia.
No lado oeste de Los Angeles, o incêndio Palisades consumiu 15.832 acres (6.406 hectares) e centenas de estruturas nas colinas entre Santa Monica e Malibu, descendo o Topanga Canyon até chegar ao Oceano Pacífico na terça-feira. “Estamos com o coração partido, é claro, mas com o amor de crianças e amigos vamos superar isso”, disseram o astro de cinema Billy Crystal e sua esposa Janice, anunciando que a casa de Pacific Palisades, onde moravam desde 1979, havia sido destruída.
A personalidade da mídia Paris Hilton disse que estava “com o coração partido além das palavras” depois de ver sua casa à beira-mar em Malibu “queimar até o chão na TV ao vivo”.
O ator James Woods contou que fugiu diante das chamas: “Um dia você está nadando na piscina e no dia seguinte tudo se foi”, disse ele em uma entrevista na TV. Ele chorou ao descrever uma sobrinha que “saiu com seu cofrinho Yeti para reconstruirmos nossa casa”.
Alguns moradores se aventuraram de volta às áreas que o fogo já havia varrido, onde chaminés de tijolos foram deixadas pairando sobre resíduos carbonizados e veículos queimados. Os restos de uma bandeira americana esfarrapada e queimada tremulavam em um mastro.
“Eu tinha acabado de chegar da casa da minha família, onde minha mãe mora, que foi queimada até ficar crocante … E então eu vim para minha casa e – a mesma coisa. É completamente poeira”, disse Oliver Allnatt, 36, usando óculos de esqui e uma máscara filtrada enquanto tirava fotos das ruínas. “Basicamente, apenas uma chaminé e uma pilha de cinzas. Quero dizer, é algo saído de um filme.”
Milhares de Los Angeles fugindo das chamas buscaram refúgio em abrigos temporários. Foad Farid encontrou refúgio na academia do Westwood Recreation Center com nada além de seu carro e seu telefone. Os vizinhos deixaram cobertores, roupas, água, pizza e ração para animais de estimação.
Jeff Harris chegou rebocando seu food truck Feisty Fish Poke e começou a servir refeições. “Estou aqui apenas para ajudar”, disse ele.
Kevin Williams, em um centro de evacuação em Pasadena, disse que sabia que era hora de correr quando os botijões de gás nas casas de seus vizinhos começaram a explodir sob o calor. “O vento aumentou, as chamas estavam a cerca de 30 ou 40 pés de altura e você ouve ‘pop, pop, pop’. Parecia uma zona de guerra.”
RUÍNAS DE SOLDAGEM
Um vídeo aéreo da televisão KTLA mostrou quarteirão após quarteirão de casas fumegantes em Pacific Palisades, a grade enfumaçada ocasionalmente pontuada pelo fogo laranja de outra casa ainda em chamas.
A leste, no sopé das montanhas de San Gabriel, o incêndio Eaton reivindicou outros 10.600 acres (4.289 hectares), outras 1.000 estruturas e matou pelo menos cinco pessoas, disseram autoridades. “Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser declarado forte o suficiente”, disse Kevin McGowan, diretor de gerenciamento de emergências do condado de Los Angeles, em entrevista coletiva.
Embora os meteorologistas tenham dito que os ventos diminuiriam brevemente na noite de quarta-feira, as chamadas condições de bandeira vermelha devem permanecer até sexta-feira.
A escala e a propagação das chamas esticaram as equipes de combate a incêndios exaustas além de sua capacidade.
Bombeiros de seis outros estados dos EUA estavam sendo levados às pressas para a Califórnia, enquanto outras 250 empresas de motores com 1.000 funcionários estavam sendo transferidas do norte da Califórnia para o sul da Califórnia, disse o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, em entrevista coletiva.
A escassez de água fez com que alguns hidrantes secassem em Pacific Palisades, disseram autoridades. “Levamos o sistema ao extremo. Estamos combatendo um incêndio florestal com sistemas urbanos de água”, disse Janisse Quinones, executiva-chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, a repórteres.
Os incêndios ocorreram em um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que não registra chuvas significativas há meses. Então vieram os poderosos ventos de Santa Ana, trazendo o ar seco do deserto do leste em direção às montanhas costeiras, atiçando incêndios florestais enquanto sopravam sobre o topo das colinas e descendo pelos cânions.
Fonte: REUTERS