29015255_1a20db9d-c

Na tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, uma forte chuva atingiu Santa Bárbara d’Oeste, causando alagamentos em diversos pontos da cidade. Equipes da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil foram acionadas para atender às ocorrências e auxiliar a população afetada.

Segundo o informações da defesa civil de Santa Bárbara, um dos locais mais impactados foi a Rua Nazareno Voltaine, no Jardim Conceição, onde o Ribeirão dos Toledos transbordou, levando à interdição do trecho pelas autoridades.

Além disso, a Avenida Corifeu de Azevedo Marques, na região do Parque dos Ipês e Vila Sartori, registrou pontos de alagamento significativos, obrigando a Defesa Civil a interditar a via temporariamente. As ruas Argentina e México também foram afetadas, com motoristas enfrentando dificuldades para transitar nessas áreas.

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste, até as 16h10, foram registrados 65 milímetros de chuva na cidade.

A Defesa Civil do município reforçou a importância de a população adotar medidas preventivas durante o período chuvoso, que se estende até 31 de março de 2025, conforme a “Operação Chuvas de Verão 2024/2025”. Entre as orientações estão evitar transitar por áreas alagadas, não enfrentar correntezas e manter-se informado sobre as condições climáticas.

Felizmente, até o momento, não há registros de feridos ou danos graves a imóveis. As autoridades continuam monitorando a situação e estão à disposição para auxiliar os moradores em caso de necessidade.

Alerta de chuvas continua em todo o Estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo de chuvas até o próximo domingo (02). A previsão é de grandes volumes pluviométricos por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que chegou nesta quarta-feira (29).

Por conta das previsões, o Governo de São Paulo vai manter o gabinete de crise também até o próximo domingo (2), com monitoramento também dos serviços de energia elétrica e abastecimento de água.

O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, eleva os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado, informou o órgão.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

A previsão do volume de chuvas nas regiões de Campinas e Sorocaba é de 200 mm.

Recomendações à população:

A Defesa Civil reforçou a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco.

Entre as principais orientações estão:

• Evitar transitar por locais alagados;
• Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
• Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
• Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.

Riscos e medidas preventivas

A continuidade das chuvas pode impactar o tráfego, a infraestrutura e a segurança da população em todo o estado. Autoridades estaduais e municipais permanecem em estado de alerta e monitoramento 24h para atuar em situações emergenciais. A Defesa Civil orienta que os moradores acompanhem atualizações climáticas por meio de fontes oficiais e adotem todas as medidas de precaução necessárias.

Ribeirão dos Toledos transbordou

As fortes chuvas que caíram nesta quarta-feira (29), provocaram o transbordamento do Ribeirão dos Toledos, em alguns pontos de Santa Bárbara d’Oeste.

Para visualizar os impactos da chuva, assista ao vídeo abaixo:

Fonte: sbnoticias.

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading