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Pais devem se cadastrar presencialmente com documentação exigida; inscrições começam dia 7

A Prefeitura de Americana, no interior de São Paulo, inicia na próxima semana o período de inscrições para vagas em creches municipais. Entre os dias 7, 8 e 9 de abril (segunda a quarta-feira), famílias com crianças nascidas entre 1º de abril de 2021 e 31 de dezembro de 2024 poderão se cadastrar em uma das unidades da rede municipal ou nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.

O processo será realizado presencialmente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nas creches e Casas da Criança. A administração municipal reforça a necessidade de levar documentos originais e cópias, como:

  • Certidão de nascimento ou RG da criança;
  • Comprovante de endereço em nome dos pais ou responsáveis;
  • Comprovante de trabalho da mãe (ou declaracão de desemprego).

Caso o endereço cadastrado não seja o residencial (como em situações de trabalho informal ou moradia temporária), os responsáveis devem apresentar justificativa por escrito.

Prefeitura afirma ter zerado fila de espera em 2025

Em coletiva à imprensa, o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, destacou que a gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi eliminou a fila de espera por vagas em creches pelo quinto ano consecutivo.

“Desde 2021, priorizamos a Educação Infantil para garantir tranquilidade às famílias e acesso igualitário. Em março, todas as crianças inscritas no cadastro da Secretaria foram matriculadas para o ano letivo de 2025”, afirmou Ghizini.

A meta tem sido alcançada por meio de parcerias com OSCs e ampliação da rede física. Atualmente, Americana conta com 42 unidades entre creches próprias e conveniadas, ofertando cerca de 1.200 vagas anuais.

Passo a passo para inscrição

1. Verifique a documentação: Reúna os documentos exigidos e cópias simples.
2. Escolha a unidade: Consulte a lista de creches no site da Prefeitura ou diretamente nas unidades.
3. Compareça no local: Inscrições só serão feitas presencialmente nos dias e horários marcados.
4. **Acompanhe o resultado**: A lista de aprovados será divulgada em até 30 dias após o encerramento das inscrições.

Dúvidas frequentes

Crianças com deficiência: Há vagas prioritárias mediante laudo médico.
Mães desempregadas: Basta apresentar declaração de situação irregular.
Mudança de endereço: É possível alterar o cadastro após a matrícula, mediante análise.

Fonte: Governo de Americana.

Da Redação.

Jornalista


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