campinas1

O prefeito de Campinas e vice-presidente da Saúde na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Dário Saadi, participou nesta quarta-feira, 22 de janeiro, de uma reunião on-line com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para reforçar o alinhamento de estratégias entre municípios e governo federal no enfrentamento à dengue ao longo de 2025.

O encontro nesta tarde durou 1h30 e reuniu integrantes do ministério e de outras entidades representativas das cidades, além de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de conselhos federais de diferentes áreas da saúde.

O prefeito foi acompanhado na reunião pelo secretário de Saúde Lair Zambon, e do coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Durante a fala, Dário destacou a expectativa de que a vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo, a Butantan-DV, seja aprovada em breve pela Anvisa para distribuição. Além disso, reforçou a importância de envolvimento da população no esforço contra a doença.

“Nós estamos, desde o ano passado, fazendo um esforço muito grande para que em 2025 a gente não tenha um grande número de casos. Mas nós precisamos da colaboração da população”, falou o prefeito de Campinas ao fazer um apelo para que cada pessoa dedique um tempo semanal para ver se não há pontos com água parada nos imóveis que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras arboviroses.

O secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venancio da Cunha, destacou que o cenário no País é preocupante

A reunião foi promovida pelo Ministério da Saúde, que abordou o contexto da dengue no Brasil neste início de ano e das ações do Centro de Operações de Emergências de Dengue e outras Arboviroses. O secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venancio da Cunha, destacou que o cenário no País é preocupante, ainda que os números possam, neste momento, indicar uma perspectiva menos crítica do que ocorreu no início de 2024.

Desde 1º de janeiro deste ano Campinas registra 120 casos de dengue e nenhuma morte. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde na segunda-feira, 20 de janeiro.

Imunização

A Butantan-DV é a primeira opção de vacina contra a doença que pode ser aplicada em uma única dose. Ela é tetravalente – com proteção contra os quatro tipos da dengue – e poderá ser aplicada em pessoas entre 2 anos e 60 anos incompletos. A distribuição depende de aval da Anvisa.

Neste momento, Campinas e os demais municípios brasileiros aplicam uma vacina direcionada para crianças de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A campanha na metrópole teve início em abril do ano passado.

Em Campinas, as doses estão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs). Não é preciso realizar agendamento para receber o imunizante. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação (se tiver). As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada CS. Endereços e contatos estão em: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

Fonte: Governo de Campinas

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading