Concurso premia projetos que humanizam a educação

Iniciativas de professores da rede pública que promovem ambientes acolhedores e empáticos são destaque no 4º Fórum Diálogos na Educação
Termina no dia 30 de abril o prazo para inscrições no Concurso Cultural “Humanizar para se Entender”, promovido pelo Instituto EP como parte do 4º Fórum Diálogos na Educação. A iniciativa busca valorizar projetos de professores da rede pública de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que transformem a escola em um espaço acolhedor, empático e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Com premiação de R$ 6 mil para o projeto vencedor e mais R$ 6 mil para a escola onde ele é implementado, o concurso destaca a importância de relações humanas no processo educacional.
O concurso incentiva educadores a apresentarem iniciativas que coloquem as pessoas no centro do aprendizado, promovendo ambientes que valorizem a singularidade de cada aluno. “Queremos reconhecer projetos que mostrem que a educação vai além de processos e tecnologias. É sobre pessoas, suas histórias, sentimentos e capacidade de transformação. Humanizar a escola é criar espaços onde os alunos se sintam vistos, respeitados e motivados a crescer”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.
Podem participar professores da rede pública de São Paulo e do Sul de Minas Gerais, na área de cobertura do Grupo EP. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até às 23h59 do dia 30 de abril pelo site Diálogos da Educação. Cada projeto pode ter de 1 a 4 participantes, que devem detalhar no formulário os objetivos, o número de alunos envolvidos e os resultados alcançados. Para serem elegíveis, os projetos precisam estar em execução há pelo menos seis meses e demonstrar impactos concretos, como maior engajamento dos alunos, redução de estresse e ansiedade, fortalecimento da autoestima, melhoria nas relações interpessoais e prevenção de bullying.
No ano passado, o projeto “Mala da Diversidade: A construção da identidade ética e o respeito às diferenças”, da professora Ana Lydia Costa Gouveia, da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, em Piracicaba, foi o grande vencedor. A iniciativa combate o racismo estrutural e promove valores como ética e respeito às diferenças. Por meio de atividades práticas, como a decoração de bonecos de EVA que representavam os próprios alunos, o projeto incentivou reflexões sobre identidade e diversidade, impactando positivamente a comunidade escolar.
Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios como criatividade, impacto na comunidade escolar e capacidade de promover um ambiente mais inclusivo. O vencedor será anunciado no dia 22 de maio, durante o 4º Fórum Diálogos na Educação, que será realizado presencialmente com transmissão ao vivo. O evento reúne educadores, especialistas e gestores para discutir os desafios e as perspectivas da educação pública no Brasil.
“Projetos como esses mostram o poder da educação humanizada. Quando os alunos se sentem valorizados, o aprendizado se torna mais significativo, e os resultados vão além do desempenho acadêmico. Estamos falando de formar cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo”, destaca Renata.
O Concurso Cultural “Humanizar para se Entender” reforça o papel da escola como um espaço de transformação social. Ao premiar iniciativas que promovem respeito, inclusão e empatia, o Instituto EP inspira outros educadores a repensarem suas práticas e a investirem em ambientes que priorizem o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Para mais informações sobre o regulamento e o processo de inscrição, acesse o site oficial do evento.
Fonte: Carol Silveira Assessoria de Comunicação
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.