fevereiro 1, 2025 | by Ronaldo dos Reis

Como era esperado retornando a presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado Federal neste sábado (1º/2) com 73 dos 81 votos, consolidando um retorno expressivo ao comando da Casa. O senador reassume o cargo que ocupou entre 2019 e 2021, após ter articulado uma ampla aliança política que uniu partidos de diferentes espectros ideológicos.
A vitória de Alcolumbre contou com o apoio de legendas adversárias, como PT e PL, além de siglas do Centrão, como PP, Republicanos e PSD. O senador já havia tentado viabilizar sua reeleição em 2021, mas foi impedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a proibição de recondução de presidentes do Legislativo dentro da mesma legislatura. Sem alternativa, apoiou Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandou a Casa por dois mandatos, entre 2021 e 2025.
Com a definição da presidência, o Senado também escolhe os novos integrantes da Mesa Diretora. Entre os principais cargos em disputa estão:
Aos 47 anos, Alcolumbre está em seu segundo mandato como senador. Antes, foi deputado federal por três legislaturas e vereador em Macapá. Casado e pai de dois filhos, o parlamentar fortalece sua influência no Congresso Nacional ao reassumir a presidência do Senado com uma vitória expressiva.
Fonte: Hora Brasilia.
View all