20 de abril de 2024 11:04
Setor de eventos corporativos tem alta de 60% no primeiro trimestre de 2023 na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Campinas ocupa 5º destino de turismo de negócios no Brasil por conta da infraestrutura e localização

Setor de eventos corporativos tem alta de 60% no primeiro trimestre de 2023 na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Campinas ocupa 5º destino de turismo de negócios no Brasil por conta da infraestrutura e localização

Após registrar crescimento de 100% em 2022 em função da demanda reprimida pela pandemia, o setor de eventos corporativos continua a apresentar vigor na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Com demanda puxada por convenções, congressos, eventos e reuniões empresariais, além de shows, o segmento acumula alta de 60% no primeiro semestre comparado com o mesmo período do ano passado, segundo o Campinas e Região Convention & Visitours Bureau (CRC&VB Visite Campinas).

O setor de eventos corporativos representa cerca de 80% do faturamento da hotelaria regional e é responsável por colocar Campinas como o 5º destino de turismo de negócios no Brasil. “O setor de eventos corporativos vem mostrando força na região, assim como em todo o Estado, pelo segundo ano consecutivo, sendo que no ano passado ele entregou dois anos em um devido à demanda represada pela pandemia”, explica Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB Visite Campinas. “E segue em ritmo bastante aquecido neste ano, mesmo sem demanda represada, com expectativa de crescer 100% até o final do ano”, acrescenta.

Um levantamento divulgado nesta segunda pela revista Veja, mostra que somente no primeiro semestre deste ano foram realizados 850 congressos, feiras e conferências em todo o estado, número 141% superior ao mesmo período do ano passado.

Segundo Costa, o segundo semestre é tradicionalmente forte para o setor em toda a RMC. “Além das convenções e congressos, temos festas importantes como a Expoflora nos meses de agosto e setembro, e a Festa do Peão de Jaguariúna, em setembro, que atraem mais de 300 mil pessoas, movimentando toda a economia e hotelaria regional e dentro de um raio de 160 quilômetros, além dos eventos de final de ano, como festas e formaturas e atrações musicais”.

Para o presidente do CRC&VB Visite Campinas, a estrutura regional para receber show e eventos se justifica pela infraestrutura. “Somente em Campinas temos dois centros de convenções, com capacidade para receber mais de 10 mil pessoas, além de espaços menores, enquanto a hotelaria da RMC dispõe de mais de 6 mil quartos, com capacidade para hospedar mais de 15 mil pessoas”, acrescenta.

“Fatores como a qualidade da malha aérea, gastronomia de primeiro mundo, comércio e serviços pujantes, o fato estamos em um centro conectado, sustentável, mostram a forte vocação para o turismo de negócios não só do município, mas de toda a região metropolitana.”

Fonte: Comunicação Estratégica.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading