20 de abril de 2024 10:28
Idosos do grupo da Melhor Idade da AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) de Santa Bárbara d’Oeste participaram nesta semana de uma oficina do projeto “A poesia do movimento mecânico”

Idosos do grupo da Melhor Idade da AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) de Santa Bárbara d’Oeste participaram nesta semana de uma oficina do projeto “A poesia do movimento mecânico”, no Museu da Imigração. Ministrada pelo artista Eduardo Salzane, eles puderam criar suas próprias peças autômatas, com restos de madeira, galhos e folhas.

A visitação da exposição de mesmo nome com os autômatos se encerra nesta quinta-feira (21) no Centro de Memórias e no Museu da Imigração e ficou aberta ao público por três meses. O destaque do acervo é uma releitura de grande porte do 14 Bis, o histórico avião construído por Alberto Santos Dumont, em uma homenagem que a exposição faz aos 150 anos de nascimento do inventor, comemorados em 2023.

Os autômatos de Eduardo Salzane reproduzem movimentos a partir de princípios mecânicos e físicos, aplicados em materiais reutilizados após o descarte, convidando o espectador à interação, já que as esculturas se movem e ganham vida a partir de engrenagens e manivelas que precisam ser acionadas pelos visitantes.

A exposição “A poesia do movimento mecânico” é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da TRBR Indústria e Comércio Ltda. e parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além da produção executiva da Track Comunicação e a curadoria de Lani Goeldi.

Mais informações sobre o artista em https://www.instagram.com/eduardosalzane/

Fonte: Governo de Santa Bárbara d´Oeste.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading