20 de abril de 2024 10:10
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste instalou, nesta quarta-feira (18), uma válvula redutora de pressão (VRP) na adutora responsável pelo abastecimento de água do Conjunto dos Trabalhadores.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste instalou, nesta quarta-feira (18), uma válvula redutora de pressão (VRP) na adutora responsável pelo abastecimento de água do Conjunto dos Trabalhadores. O dispositivo visa otimizar a distribuição no bairro com o controle de pressão da água na rede em períodos que alternam entre baixo e alto consumo.

A função principal da VRP é manter e regular uma pressão constante adequada ao sistema de abastecimento de uma determinada região ou bairro, como no caso do Conjunto dos Trabalhadores, medida que contribui também para o controle de perdas que o DAE segue combatendo fortemente com diversas ações no município, além da redução de custos com manutenções, uma vez que, diminuindo o consumo de água no bairro a válvula se encarrega de diminuir a pressão na tubulação e, assim, evitar possíveis rompimentos que podem ser causados por pressões excessivas.

As VRPs seguem sendo instaladas também nas saídas de água tratada de todos os centros de reservação e distribuição (reservatórios) em Santa Bárbara d’Oeste, bem como nas Estações de Tratamento de Água – ETA II, na Vila Aparecida, e ETA IV, no Jardim Souza Queiroz. Os locais que já contam com a melhoria no abastecimento por conta das válvulas redutoras de pressão apontam resultados positivos com a diminuição significativa de reparos na rede de água.

Fonte: Marcos Danilo/DAE.

About Author

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading