15 de abril de 2024 22:13
A chegada de um novo ano é uma época de festa e celebração, e muitas pessoas costumam comemorar com fogos de artifício. No entanto, a prática pode ser perigosa e causar acidentes graves, como queimaduras, lesões nos olhos e nos ouvidos, amputações e até a morte.

Tradicional para dar as boas-vindas ao ano novo, produto pode causar problemas graves de saúde e até a morte

A chegada de um novo ano é uma época de festa e celebração, e muitas pessoas costumam comemorar com fogos de artifício. No entanto, a prática pode ser perigosa e causar acidentes graves, como queimaduras, lesões nos olhos e nos ouvidos, amputações e até a morte. Para evitar este tipo de ocorrência, o Grupo Surgical, especializado em cirurgias e urgência e emergência, está fazendo um alerta, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esta prática.

“Há estimativas que mostram que uma em cada dez pessoas que mexem com fogos de artifício sofrem algum tipo de acidente. É um número relativamente alto, que pode deixar sérias sequelas”, comenta o CEO do Grupo Surgical, Prof. Dr. Bruno Pereira, que também é coordenador da Cirurgia do Trauma do Hospital São Luiz Campinas. “O ideal é que a pessoa tenha muito cuidado no manuseio e que os fogos sejam utilizados em locais abertos, afastados de outras pessoas e, principalmente, longe de crianças”, orienta.

De acordo com o médico, que é cirurgião do trauma, urgência e emergência, os fogos não devem ser segurados com as mãos. O ideal é que sempre haja uma armação que permita ao usuário ficar o mais longe possível dele na hora de acender. “Também é importante verificar se não há produtos inflamáveis por perto e nem redes elétricas. Os fogos que falharem não devem ser reaproveitados. O recomendado é que eles e os que já foram utilizados sejam colocados em um recipiente com água. Outra dica importante é jamais manusear fogos após consumir bebida alcoólica”, reforça.

Em caso de acidente, o ferimento deve ser lavado com água corrente. “O ideal é não tocar na área queimada e nem passar substâncias sobre a lesão, como creme dental, pomadas, clara de ovo e manteiga. Após este cuidado inicial, recomenda-se procurar a unidade de saúde mais próxima”, orienta. “Ou, em casos mais graves, acionar o SAMU (telefone 192) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, orienta o especialista.

Confira algumas dicas importantes para evitar acidentes com fogos de artifício:

  • Só use fogos de artifício em locais abertos, afastados de outras pessoas e de redes elétricas.
  • Não segure os fogos de artifício com as mãos.
  • Não tente acender fogos que falharem.
  • Mantenha um recipiente com água próximo para descartar fogos já usados ou que falharam.
  • Nunca use fogos de artifício após consumir bebida alcoólica.
  • Leia atentamente as instruções de uso contidas nas embalagens.
  • Compre fogos de artifício somente em estabelecimentos credenciados pela Divisão de Armas, Munições e Material Explosivo da Polícia Civil.

Fonte: Patrícia Capovilla.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading