15 de abril de 2024 11:54
A meta sustentável "Pratique a doação" é uma das "24 metas para um 2024 mais sustentável", cartilha digital lançada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana.

A meta sustentável “Pratique a doação” é uma das “24 metas para um 2024 mais sustentável”, cartilha digital lançada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana.

Doe tudo o que não usa e que esteja em bom estado de conservação! O início do ano é sempre uma boa oportunidade para repensarmos nossa vida e para praticarmos a doação.

Não precisamos descartar aquilo que ainda pode ser reaproveitado, sempre existe alguém que precisa.

Importância da doação:

Descartar o que ainda possui vida útil traz prejuízos ambientais e reduz o tempo de vida útil dos aterros sanitários, para onde deveriam ser encaminhados somente os resíduos que não sejam possíveis de reciclar.

Praticar doação reduz o volume de resíduos nesses locais e também evita o descarte incorreto que prejudica o meio ambiente. Jornais que já foram lidos podem ser doados para ONGs (Organizações Não Governamentais) que cuidam de animais de estimação para utilização como tapete higiênico.

Revistas, brinquedos ou livros infantis geralmente são de grande valia para consultórios médicos e hospitais, servindo para os pacientes. Livros também podem ser doados para bibliotecas e escolas públicas, disseminando conhecimento.

Instituições de caridade, entidades religiosas e ONGs geralmente possuem serviço de assistência a pessoas carentes, aceitando doações de roupas de cama e peças de vestuário, óculos, sapatos, móveis, utensílios e eletrodomésticos em geral.

Esse texto educativo tem relação com o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 10 – Redução das desigualdades.

Aprofunde sobre o tema:

https://www.dinamicambiental.com.br/blog/sustentabilidade/pratique-a-doacao-do-que-vocenao-usa-mais/

“A verdadeira caridade só ocorre quando não há a noção de dar, de doador ou de doação”, autor Buda.

Fonte: Governo de Americana.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading