23 de abril de 2024 03:57
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, reiterou seu apelo para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retrate, em virtude de suas declarações que compararam Gaza ao Holocausto.

Chanceler de Israel pede retratação de Lula por analogia entre Gaza e Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, reiterou seu apelo para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retrate, em virtude de suas declarações que compararam Gaza ao Holocausto. Katz, através das redes sociais, dirigiu-se diretamente a Lula em português, questionando a comparação entre Israel e Hitler.

Em sua declaração, Katz afirmou que “Israel está envolvido em uma guerra defensiva contra os novos nazistas”. Ele descreveu a comparação feita por Lula como “um insulto aos judeus brasileiros”.

Este é o segundo apelo público de Katz para que Lula se retrate. O primeiro foi feito na segunda-feira (19/2), também através das redes sociais.

O pedido de desculpas de Israel levou a oposição no Congresso Nacional a demandar o impeachment do presidente, alegando que Lula colocou o Brasil em risco de conflito, conduta que poderia configurar crime de responsabilidade.

O pedido de impeachment de Lula surgiu após suas declarações comparando a situação em Gaza ao Holocausto, o que provocou uma crise diplomática com Israel.

Lula, no domingo (18/2), reiterou suas afirmações, argumentando que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não tem precedentes em nenhum outro momento histórico. Exceto quando Hitler decidiu exterminar os judeus”.

Fonte: Revista Exílio.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading