15 de julho de 2024 15:38
Em celebração aos 110 anos do XV de Piracicaba, completados em 15 de novembro do ano passado, o Shopping Piracicaba recebe até o dia 4 de abril a exposição XV 110 Anos.

Parceria entre o XV de Piracicaba e centro comercial mostra parte da história do clube até 4 de abril. A visitação é gratuita

Em celebração aos 110 anos do XV de Piracicaba, completados em 15 de novembro do ano passado, o Shopping Piracicaba recebe até o dia 4 de abril a exposição XV 110 Anos. A programação reúne itens históricos do clube de futebol centenário do interior paulista, como fotos, camisetas, bolas, medalhas, luvas, entre outras peças. O acervo está aberto a visitação, gratuita, no Piso L1 da unidade (ao lado da Praça de Eventos Norte).

Os itens que integram a exposição XV 110 Anos são de torcedores colecionadores, bem como peças do próprio clube – Acervo Quinzista e Memorial Quinzista. Além do acervo, o espaço que recebe a exposição também há um “espaço instagramável” com puffs na temática futebolística e escudo do time local.

“Estamos muito felizes em receber este conjunto valiosíssimo de objetos, que revela a trajetória do time, também parte da história da cidade. O XV de Piracicaba é muito querido pelos piracicabanos, sua jornada de vitórias, derrotas, aprendizagens, conquistas e evolução está refletida nesta exposição”, afirmou Andréia Vidal, gerente de marketing do Shopping Piracicaba.

O porteiro Ednílson do Carmo, conhecido como Zico, afirmou que o Memorial Quinzista começou a ser constituído há mais de 10 anos. “Eu comecei a colecionar camisas de times em geral em 2011, e me dediquei à coleção do XV no ano seguinte. Desde então, venho me empenhando a ajudar a preservar a história do clube, seja com camisas ou qualquer outro tipo de item relevante relacionado ao XV. Hoje, conto com 180 camisas, incluindo de equipes do XV de outras modalidades, além do futebol”.

Já o operador especialista, Guilherme Schmidt, iniciou seu Acervo Quinzista há aproximadamente quatro anos. Segundo o torcedor, a ideia nasceu a partir de uma conversa com o pai e do desejo de preserva a história do XV de Piracicaba. Atualmente, sua galeria reúne cerca de 350 camisas, além de outros objetos, como bolas, medalhas, flâmulas, livros e ingressos. “O intuito, desde o princípio, era preservar a história do XV, e ver uma exposição referente a isso, é muito gratificante. Não há dinheiro no mundo que pague. Esse amor de vem de geração em geração, passando do meu avô para o meu pai, dele para mim e tento transmiti-lo da melhor maneira possível para a minha filha”.

XV de Piracicaba – Também conhecido pelo apelido Nhô Quim, o XV de Piracicaba é um tradicional clube de futebol do Brasil. Está entre o seleto grupo de times centenários em atuação. Sua fundação ocorreu em 15 de novembro de 1913, apenas 13 anos de diferença dos times exclusivamente de futebol mais antigos do país e que continuam jogando: Rio Grande (RS) e Ponte Preta (Campinas/SP).

A fundação do alvinegro foi feita por um grupo de jovens apaixonados pelo futebol, com o intuito de promover o esporte na região. Os primeiros anos foram marcados por disputas amadoras e jogos contra equipes de cidades vizinhas. Com o tempo, o clube se fortaleceu e começou a participar de competições oficiais. Em 1933, o time conquistou seu primeiro título importante, o Campeonato Paulista do Interior. A Nhô Quin também foi vice-campeão do Campeonato Paulista em 1976, conquistou também o Campeonato Brasileiro da Série C (1995) e a Copa Paulista de 2016 e 2022.

Atualmente, a equipe encontra-se envolvida na disputa do Paulistão A2 Sicredi 2024.

Fonte: ENGENHO DA NOTÍCIA.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading