15 de julho de 2024 13:36
Americana receberá o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, para uma palestra na próxima segunda-feira (26), às 15h, no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer).

Americana receberá o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, para uma palestra na próxima segunda-feira (26), às 15h, no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer). O evento contará com a participação dos conselheiros municipais de turismo de Americana e de representantes dos outros municípios que compõem a Região Turística Bem Viver: Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d Oeste e Sumaré.

Fickert falará sobre as atribuições e importância dos Conselhos Municipais de Turismo e a aplicação da Lei Complementar nº 1.261 de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT), para que as cidades recebam recursos financeiros.

A secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, explica a importância do evento. “Americana está pleiteando o MIT, que trará recursos para o Fundo Municipal de Turismo. Além disso, como interlocutora da Região Turística Bem Viver junto à Secretaria Estadual do Turismo, recebe o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo para esclarecer pessoalmente as dúvidas dos conselheiros e representantes desses municípios sobre os critérios e requisitos para a mesma finalidade”, detalha.

Americana tem se destacado no setor turístico e, após o cumprimento de uma série de requisitos legais, foi homologada em 2022 no SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define as áreas que receberão as políticas públicas do setor com prioridade.

Entre os pontos turísticos da cidade estão a Basílica Santo Antônio de Pádua, a Estação Cultura de Americana, o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghel”, o Mercado Municipal, as orlas das praias Azul e dos Namorados, o Teatro Municipal “Lulu Benencase” e o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco”.

Fonte: Governo de Americana.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading