15 de abril de 2024 12:14
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba celebra 10 de existência e, para comemorar, preparou uma programação especial que inclui compositores brasileiros como Villa-Lobos e Guerra-Peixe e grandes obras do repertório sinfônico

Primeiro concerto da Orquestra acontece em 16 de março, com obras de Mozart e Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba celebra 10 de existência e, para comemorar, preparou uma programação especial que inclui compositores brasileiros como Villa-Lobos e Guerra-Peixe e grandes obras do repertório sinfônico de nomes internacionais como Mozart, Prokofiev, Borodin, Bach e Beethoven, que este ano ganha um destaque especial, já que a execução da Sinfonia 9 ‘Coral’ – última sinfonia completa composta por ele – será apresentada no Concerto Comemorativo, previsto para acontecer em novembro deste ano.

Além da programação de Concertos Especiais, que abre oficialmente a Temporada no dia 16 de março, às 20h, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, com Abertura As Bodas de Fígaro, de Mozart; e Sinfonia 3 Eroica, de Beethoven; sob regência do maestro Paulo de Paula, a orquestra também se apresentará no Maio Musical e no Dia das Crianças – duas oportunidades que permitem dialogar com gêneros populares, quebrando preconceitos e mostrando toda sua versatilidade.

Já a série Concertos na Comunidade que tem levado a Sinfônica aos bairros da cidade, ampliando o acesso à música orquestral – que deu início a programação este mês com dois concertos – segue sendo realizada ao longo do ano, com obras de compositores barrocos como Vivaldi e brasileiros como Claudio Santoro, Capiba e Clovis Pereira, compositores que misturam elementos clássicos e populares.

CONCERTO COMEMORATIVO Um dos destaques de 2024 será o Concerto Comemorativo, que marca os 10 anos da Sinfônica de Indaiatuba e os 20 anos da AMOJI, associação mantenedora da Sinfônica, da Orquestra Jovem de Indaiatuba e da Escola de Música. O Concerto Comemorativo acontecerá em novembro, na sala Acrísio de Camargo (Ciaei) e reunirá coros e solistas convidados, que ao lado da Sinfônica de Indaiatuba interpretarão a Sinfonia 9 ‘Coral’, de Beethoven, que neste ano completa 200 anos de composição.

Para o diretor artístico e maestro da Sinfônica de Indaiatuba, Paulo de Paula, 2024 traz um grande desafio. “Ano passado fizemos uma temporada excepcional, alcançamos um alto nível artístico. Além dos concertos oficiais, ainda saímos em turnê regional e nos apresentamos no Festival de Campos de Jordão. Sabemos que o público espera de nós algo ainda melhor, por isso, temos o desafio de fazer uma temporada que deve entrar para a história da cidade, interpretando obras como a Sinfonia 9, considerada uma das obras-primas de Beethoven”, destaca.

Outros projetos Mantidos pela AMOJI, Associação que transformou a música em Indaiatuba, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI), a Orquestra Jovem de Indaiatuba e, ainda, o Encontro Musical de Indaiatuba (Emin) seguirão com suas atividades em 2024. Confira:

ORQUESTRA JOVEM Com foco em viabilizar que jovens instrumentistas da cidade aprofundem seu conhecimento musical por meio de práticas em grupo, desenvolvendo suas habilidades em instrumentos como violino, violoncelo, clarinete, saxofone, contrabaixo, flauta e viola clássica a Orquestra Jovem também realizará, ao longo deste ano, concertos com músicas eruditas e populares, a primeira apresentação acontece no dia 6 de abril, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto – ‘Piano’.

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) tem a missão de fomentar a cultura através da música, por isso, oferece atualmente 210 vagas gratuitas, em 5 Polos espalhados pela cidade, com aulas de violino, viola, violoncelo contrabaixo, flauta, saxofone e teoria musical. Os alunos também podem participar de uma das duas orquestras da Escola: Allegro e Allegretto – que atuam como preparatório para a Orquestra Jovem de Indaiatuba, regida pelo maestro Felipe Oliveira. O grupo reúne jovens estudantes de música da cidade, a caminho da profissionalização. E, este ano, em conjunto com a Orquestra Jovem oferece oportunidade para 10 estudantes atuarem como bolsistas.

EMIN O Encontro Musical de Indaiatuba (EMin), que promove um grande encontro musical entre estudantes, professores e toda a comunidade, chega à sua 5ª edição e dispõe de uma estrutura similar a grandes festivais de música que acontecem na Europa, com aulas e masterclasses para jovens estudantes de música, oferecidas durante o dia, e apresentações musicais abertas à toda comunidade acontecendo a noite. “Nesse ano estarão em Indaiatuba alguns dos maiores nomes da música clássica brasileira que por uma semana atuarão como professores e solistas”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Instagram Sinfônica
Facebook Sinfônica
Facebook EMOSI

PROGRAMAÇÃO OSI – TEMPORADA 2024*

Março
Sinfônica de Indaiatuba
Data 16/03 l Local Ciaei

Abril
Orquestra Jovem
Data 06/04 l Local Piano

Sinfônica de Indaiatuba
Data 13/04 l Local Ciaei

Maio
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Palco Externo Parque Ecológico

Junho
Orquestra Jovem
Data 06/06 l Local Ciaei

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data 13/06

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Concertos na Comunidade
Datas 15/06 e 16/06

Julho
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data 20/07 l Horário 20h

Agosto
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data 17/08 l Local Ciaei

Orquestra Jovem de Indaiatuba
Data 31/08 l Local Piano

Setembro
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Concertos na Comunidade
Datas 14/09 e 15/09

Outubro
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Concerto Especial Dia das Crianças
Data 12/10 l Local Ciaei

Orquestra Jovem de Indaiatuba
Data 31/10 l Local Ciaei

Novembro
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Encerramento oficial da Temporada
Data 23/11 l Local Ciaei

Dezembro
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Palco Externo Parque Ecológico

*Programação sujeita a alteração

Fonte: Samanta De Martino.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading