15 de abril de 2024 22:16

Frente fria que passará pela costa vai trazer chuva que pode ser forte e com risco de temporal para a região da capital e a Grande São Paulo | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Frente fria em São Paulo nesta terça-feira vai mudar o tempo e trazer um alívio do calor em parte do estado paulista, destaca a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Frente fria que passará pela costa induzirá instabilidade com risco de chuva localmente intensa e alagamentos em São Paulo

Frente fria em São Paulo nesta terça-feira vai mudar o tempo e trazer um alívio do calor em parte do estado paulista, destaca a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. A frente encontra-se no momento no Sul do Brasil e foi responsável por um dia ameno e agradável em muitas cidades gaúcha, apenas 48 horas depois de uma tarde de sábado escaldante com até 37ºC.

O calor, entretanto, ainda marca presença no estado de São Paulo. Depois de um fim de semana com altas temperaturas, as marcas nos termômetros se elevaram ainda mais nesta segunda-feira em diversas cidades paulistas.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde desta segunda teve máximas de 37,4ºC em Bebedouro; 36,4ºC em Rancharia; 36,2ºC em Valparaíso; 36,1ºC em Lins; 36,0ºC em Dracena; 35,7ºC em Presidente Prudente, Ibitinga, Tupã e Jales; 35,6ºC em Ariranha; 35,5ºC em Barra Bonita e São Simão; e 35,1ºC em Itapira.

O dia foi de muito calor hoje também na capital com máximas de 33,3ºC no Mirante de Santana (zona Norte) e 31,9ºC em SESC-Interlagos (zona Sul). A máxima ficou somente 1ºC abaixo de recorde histórico de máxima de março de 34,3ºC na estação do Mirante de Santana. A máxima média histórica de março na estação é de 28ºC, ou seja, a tarde de hoje foi 5ºC mais quente a média.

Mas tem alívio a caminho, ao menos para parte do estado de São Paulo. Uma frente fria, agora no Sul do Brasil, vai começar a mudar o tempo nesta terça-feira. O sol aparece com nuvens na grande maioria das cidades, mas a nebulosidade aumenta e o tempo deve se instabilizar com chuva.

Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a torrencial e temporais da tarde para a noite desta terça em diversas cidades paulistas, inclusive na região da capital, embora as precipitações tendam a ser muito irregulares pelo estado. Alguns pontos podem ter alagamentos e inundações repentinas.

Antes da chuva ainda vai fazer calor com marcas de até 30ºC na capital. Já no interior, o calor segue forte a intenso com máximas que outra vez passam dos 35ºC em diversas cidades do Oeste e do Noroeste do estado de São Paulo.

Na segunda metade da semana, o calor persiste no interior paulista, com marcas ao redor e acima de 30ºC, mas com máximas menores do que vem se registrando. O ar mais frio na costa influencia o tempo mais no litoral e na capital. Por isso, as tardes entre quarta e o sábado terão temperatura muito mais agradável na cidade de São Paulo, na casa de 26ºC a 27ºC, mais perto do que é normal em março.

Com o ar quente no interior e vento mais frio e úmido vindo do mar, todos os dias de quarta até o final da semana terão risco de pancadas de chuva e temporais isolados na capital e na Grande São Paulo da tarde para a noite. Alerta-se que a chuva em alguns pontos pode ser intensa e com alagamentos.

Fonte: METSUL.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading