14 de junho de 2024 21:35
Descubra sobre a recente erupção do vulcão La Cumbre em Galápagos, Equador. Saiba como autoridades monitoram sua biodiversidade para minimizar impactos no ecossistema

Descubra sobre a recente erupção do vulcão La Cumbre em Galápagos, Equador. Saiba como autoridades monitoram sua biodiversidade para minimizar impactos no ecossistema

La Cumbre, um vulcão situado na ilha Fernandina, no famoso arquipélago de Galápagos, Equador, entrou em erupção no final da noite de sábado, dia 3, conforme divulgado pelo Ministério do Ambiente, Águas e Transição Ecológica (Maate).

Monitoramento do ecossistema local

Fernandina é uma ilha desabitada do arquipélago, mas, ainda assim, a Direção do Parque Nacional de Galápagos emitiu um sinal de alerta. Segundo o comunicado oficial do órgão, está previsto um monitoramento para captar eventuais alterações no ecossistema local.

Destacaram que “as erupções vão ao encontro do ciclo natural das ilhas e têm uma influência direta na sua ecologia e biodiversidade particulares”.

Fonte: Reprodução/Parque Nacional Galápagos

Sem ameaça ao turismo

Apesar da erupção, o Maate garante que não há ameaça para os turistas. Os locais da ilha destinados à visitação pública continuam funcionando normalmente. Ainda segundo o órgão, é incerto o tempo de duração do fenômeno e se o material expelido pelo vulcão alcançará as costas marinhas da ilha.

Os esforços de monitoramento do impacto desta erupção na flora e fauna do arquipélago continuam, com a finalidade de minimizar o impacto e proteger este patrimônio natural.

Fonte: O Antagonista

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading