23 de abril de 2024 05:11
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 223 exames de mamografia e 169 de Papanicolau neste sábado (16), durante o "Mutirão Saúde da Mulher".

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 223 exames de mamografia e 169 de Papanicolau neste sábado (16), durante o “Mutirão Saúde da Mulher”. A iniciativa acontece ao longo deste mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Os atendimentos ocorreram nas unidades básicas de saúde dos bairros Jardim Boer, Praia Azul e Antônio Zanaga. A ação deste sábado teve o apoio de estagiários do curso de Enfermagem da FAM (Faculdade de Americana), que atuaram com ações de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero.

“Com o mutirão, nós estamos oferecendo mais acesso às mulheres para os seus exames preventivos contra o câncer. Isso é fundamental, porque muitas não conseguem realizar durante a semana por uma série de motivos. A possibilidade de conseguir o exame num sábado é providencial para muitas delas”, destaca a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

As mamografias estão sendo realizadas em veículos adaptados ao procedimento. O serviço foi contratado pela Prefeitura por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

Desde o início da iniciativa, no dia 2 de março, já foram realizadas 583 mamografias e 488 exames de Papanicolau. O mutirão será concluído no próximo sábado (23), nas unidades da Vila Mathiensen e Vila Galo, das 8h às 14h.

As mulheres precisam ter idade entre 35 e 69 anos para a mamografia, enquanto para o Papanicolau a faixa etária contemplada é de 25 a 64 anos. Para ambos os exames, é necessário apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto.

O atendimento pode ser feito em qualquer unidade, independentemente da região do município onde a mulher reside.

Dia 23 (sábado) – mamografias e Papanicolau

UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316
UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250

Fonte: Governo de Americana.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading