IAF ataca 65 alvos no norte e centro de Gaza • Laboratório de drones destruído • Hamas anuncia morte de refém • Soldado IDF morto na Faixa.
As forças israelenses prenderam 480 terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica como parte da batalha no complexo do Hospital Shifa , na cidade de Gaza, que já dura quase uma semana, disseram as Forças de Defesa de Israel na manhã de domingo.
Além disso, as tropas localizaram armas e infra-estruturas terroristas nas instalações médicas.
צוות הקרב של חטיבה 401 וכוחות שייטת 13 בפיקוד אוגדה 162 נלחמים במרחב תוך הימנעות מפגיעה באזרחים, חולים, צוותים רפואיים וציוד רפואי.
הלוחמים עצרו כ-480 איש אשר אומתו כמחבלים המשויכים לארגוני הטרור חמאס והג׳יהאד האיסלאמי>> pic.twitter.com/IPTchRr7P8
— צבא ההגנה לישראל (@idfonline) March 24, 2024
Enquanto isso, o Hamas anunciou a morte de Yagev Buchshtab, 34 anos, que foi sequestrado no Kibutz Nirim em 7 de outubro junto com sua esposa. Rimon Kirsht Buchshtab , 36 anos, foi libertado em 28 de novembro como parte de um acordo intermediado pelo Catar e pelos Estados Unidos.
O grupo terrorista disse em seu canal Telegram que ele morreu “por falta de remédios e alimentos”.
Enquanto isso, as IDF anunciaram no domingo a morte do sargento. Lior Raviv, 21 anos, de Rishon Lezion, que foi morto em combate no norte da Faixa de Gaza. A sua morte aumenta para 252 o número total de soldados mortos em combate desde o início da invasão terrestre de Gaza, em 27 de Outubro, com 596 em todas as frentes desde o início da guerra, em 7 de Outubro.
We are heartbroken to report on the death of another IDF soldier: 21-year-old Staff Sergeant Lior Raviv was killed in Gaza during this current operation against Hamas terrorists. May his memory forever be a blessing. 🕯️ pic.twitter.com/vbPlOobxAW
— StandWithUs (@StandWithUs) March 24, 2024
Desde 18 de Março, as FDI têm montado uma operação militar massiva numa tentativa de erradicar a presença ressurgente do Hamas no complexo de Shifa, onde as forças israelitas entraram pela primeira vez em meados de Novembro. Centenas de terroristas foram mortos e presos durante os ataques direcionados.
As IDF forneceram extensas provas de que o Hamas utiliza Shifa e outros hospitais na Faixa de Gaza para as suas actividades terroristas, que são na sua maioria conduzidas num enorme sistema de túneis por baixo dos complexos.
Além disso, no último dia, caças da Força Aérea Israelita atingiram 65 alvos no norte e centro de Gaza, incluindo um túnel usado para realizar ataques, complexos “militares” onde operavam terroristas armados e “infra-estruturas militares adicionais”.
Além disso, no centro de Gaza, tropas mataram vários terroristas no último dia e conduziram um ataque direccionado a um laboratório de produção de drones , matando terroristas fora do complexo.
No sul de Gaza, os atiradores das FDI mataram vários terroristas, as forças de engenharia destruíram um poço de lançamento de foguetes e as naves das FDI atacaram infra-estruturas terroristas. Em Khan Yunis , naves da IAF atingiram infra-estruturas terroristas; terroristas estavam se reunindo fora do complexo no momento do ataque.
As forças da IDF e da Agência de Segurança de Israel (Shin Bet) iniciaram durante a noite de sábado uma operação no bairro ocidental de Khan Yunis, em Al Amal, para desmantelar a infraestrutura terrorista e matar terroristas.
A operação começou com ataques da IAF a 40 alvos, incluindo complexos “militares”, túneis subterrâneos e infra-estruturas terroristas adicionais. As tropas das FDI estavam cercando a área e enfrentando homens armados em combate corpo a corpo.