16 de junho de 2024 02:52
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste iniciou, nesta terça-feira (9), a etapa de concretagem da laje de fundo do vertedouro da nova represa, que segue em obra de alteamento da barragem de Cillo.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste iniciou, nesta terça-feira (9), a etapa de concretagem da laje de fundo do vertedouro da nova represa, que segue em obra de alteamento da barragem de Cillo. Serão mais 2 bilhões de litros de água disponível para o abastecimento no município, com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios.

A laje de fundo do novo vertedouro corresponde à construção do canal de dissipação de energia, cuja função é reduzir a velocidade do escoamento da água que exceder a capacidade de armazenamento da represa. A estrutura hidráulica terá 40 metros de largura por 120 metros de comprimento e 40 cm de espessura de concreto. No total, serão em torno de 1.920 m³ de concreto, o que representa 4.800 toneladas do material.

Com os outros dois mananciais existentes (represas Areia Branca e São Luiz), a nova represa ampliará a reserva de água bruta disponível para o abastecimento de Santa Bárbara em até 12 bilhões de litros de água bruta, um aumento de 20% do volume hídrico atual.

Fonte: DAE/SBO.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading