26 de julho de 2024 21:31
Tigre foi letal e garantiu a vitória necessária para a conquista do acesso em Jaú

Com 300 riobranquenses em Jaú, Tigre foi letal e garantiu a vitória necessária para a conquista do acesso na casa do adversário

Os anos de sofrimento do Rio Branco na quarta divisão do futebol paulista acabaram. De forma letal e épica, o Tigre da Paulista venceu por 3 a 0 o XV de Jaú na manhã deste domingo (28) e, com o 4 a 1 no placar agregado — já que a ida, em Americana, terminou 1 a 1 —, o acesso para a Série A3 chegou para o time americanense. Dois gols foram anotados na primeira etapa, com Braian e David Lazari e, Vitinho, nos minutos finais da partida, marcou o terceiro e último gol da equipe.

Rio Branco vence, vai à final e garante retorno para a Série A3 do Paulistão – Foto: Éder B. Martins

Os torcedores riobranquenses compareceram em grande número, com cerca de 300 pessoas, no estádio Zezinho Magalhães. Entre os americanenses que viajaram quase 200 km, estavam o prefeito Chico Sardelli (PL), o vice Odir Demarchi (PSD) e o secretário de Esportes, Márcio Leal.

O caminho do acesso foi histórico para o Rio Branco, uma vez que venceu o Taquaritinga nas quartas-de-final, que até então estava invicto no torneio em jogos fora de casa — e perdeu, no Décio Vitta, por 3 a 1. Já na semifinal, o Tigre bateu o XV de Jaú que estava invicto em seus domínios por 3 a 0.

Com o resultado, além do acesso para a Série A3, o Alvinegro americanense garantiu passaporte para a final da Série A4, na qual enfrentará Francana, que empatou com o Ska Brasil em 0 a 0 neste domingo.

Letal, Rio Branco abre 2 a 0 contra adversário

Embora tivesse a vantagem de jogar pelo empate, o XV de Jaú tomou a iniciativa nos primeiros minutos da partida. A equipe jauense tentava valorizar a posse de bola e aproveitar as falhas da defesa do Tigre para ampliar a vantagem. Aos 4 minutos, em uma saída de bola errada do Rio Branco, Pedro Peçanha lançou Leyton, que em frente a Eder finalizou para fora.

Porém, em um momento de descuido da equipe quinzeana na marcação e em um contra-ataque do Alvinegro americanense, aos 10 , Wagninho tabelou com Braian e o lateral-direito investiu no lance, invadiu a área, finalizou e a bola desviou em Lucas antes de entrar dentro do gol. 1 a 0 para o Tigre.

Chute de Lazari entrou no cantinho de Ramon, ampliando o placar para o Rio Branco – Foto: Éder B. Martins
Aos 20, o Rio Branco quase ampliou: Grigor roubou a bola da intermediária e Raphael Lopes arriscou de longe, quase surpreendendo o goleiro Ramon, que estava adiantado.

Grogue, o XV não conseguia pressionar e o Alvinegro, ainda perigoso, ampliou o placar. Aos 26, Ricardo Nascimento fez lançamento do campo de defesa para o ataque, Toninho errou ao afastar e a bola sobrou com Wagninho que, na quina da área, apenas rolou para David Lazari encher o pé e fazer 2 a 0.

Após a parada para hidratação, o Galo da Comarca voltou mais aceso e com alteração, já que o técnico Tássio Lopes sacou Denzel para entrada de Rayan. Aos 35, em cobrança de falta de Danilo, a defesa do Rio Branco afastou mal e a bola sobrou na entrada da área para Mariano, que finalizou para fora — desperdiçando grande oportunidade.

Na tentativa de levar a vantagem para o intervalo, o Tigre acabou se atrapalhando na saída de bola por duas vezes, o que proporcionou chances claras para o time quinzeano. Porém, o XV aparentava estar nervoso e falhava bastante em lances técnicos, de passes a finalizações.

Rio Branco sofre, Eder faz milagres, mas acesso vem para o time americanense

Os técnicos Tássio Lopes e Raphael Pereira voltaram com modificações para a segunda etapa. O comandante da equipe jauense buscou aumentar o poder ofensivo com a entrada de Caicedo, enquanto o treinador riobranquense reforçou a entrada da área com Luis Caçu e Kayllan.

Aos 3, Lucas lançou para dentro da área e Caicedo, praticamente sozinho na pequena área, cabeceou por cima do gol. O Galo da Comarca foi mais perigoso nos primeiro minutos da segunda etapa e aos 13 quase marcou: Danilo recebeu pelo lado esquerdo, cruzou e Mariano cabeceou para grande defesa de Eder.

Aos 21, em um bate e rebate, a bola sobrou para Caicedo que finalizou para outro milagre do goleiro Eder. No rebote, o próprio Caicedo finalizou para fora. Aos 37, Miguel Naza dominou a bola na entrada, finalizou e o arqueiro Alvinegro defendeu, novamente no rebote Bryan chutou para fora.

Na melhor chance do Tigre na etapa final, Vitinho recebeu lançamento pelo lado direito, deu um hapéu no zagueiro adversário e finalizou para fora. Na sequência, Kayllan puxou contra-ataque e Humberto fez falta dura, sendo expulso pelo árbitro.

O XV já não tinha o mesmo ímpeto e o Rio Branco passou a ter maior tranquilidade para administrar a vantagem e conquistar tanto o acesso para a Série A3 quanto a vaga para a final do campeonato.

Para fechar com chave de ouro, aos 47 do segundo tempo, Raphael Lopes puxou contra-ataque e lançou Vitinho, que bateu na saída do goleiro Ramon. 3 a 0 para o Tigre, iniciando a festa do torcedor Alvinegro em Jaú.

Festa do acesso do Rio Branco tem portal interditado e carreata por avenidas de Americana

O riobranquense está em festa neste domingo (28). A vitória por 3 a 0 sobre o XV de Jaú, fora de casa, deu o acesso ao Rio Branco no Campeonato Paulista da Série A4, sendo comemorado por centenas de torcedores tanto no portal de Americana — que chegou a ser interditado — quanto em ruas e avenidas do município em uma carreata.

As celebrações começaram por volta das 17h15, quando os jogadores do Tigre da Paulista chegaram de ônibus por meio da Rodovia Anhanguera (SP-330) e pararam no portal da cidade, que chegou a ser interditado pela Gama (Guarda Municipal de Americana).

No local, a delegação do Alvinegro foi recepcionada pela torcida com cantos e bandeiras. Cada atleta ou integrante da comissão técnica e diretoria que desembarcava do ônibus foi abraçado por torcedores.

Às 17h30, foi iniciada a carreata. Os jogadores subiram em cima de um ônibus e de uma caminhonete da Rádio Gold (FM 94,7) e foram acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, por viaturas da Gama e por um cordão com dezenas de carros — que buzinavam bastante. Segundo informações da guarda, o trânsito chegou a apresentar lentidão de até 2 km nas vias por onde a carreata passou.

Os veículos saíram do portal, percorreram as avenidas Antonio Pinto Duarte e da Saudade, passaram pelo Viaduto Centenário, entraram na Avenida Antônio Lobo, foram até a Avenida Brasil e, por fim, retornaram pelo caminho até chegar ao estádio Décio Vitta. Não houve qualquer incidente.

“Fomos lá, fizemos um brilhante jogo em Jaú, 3 a 0. Nós passamos por muita coisa desde 2019 nessa divisão, muitos xingamentos e eu entendo o torcedor, porque ele quer coisa melhor. Mas o trabalho estava sendo feito e hoje fomos coroados com esse acesso e essa festa”, comemorou o presidente do Rio Branco, Cláudio Bonaldo, em entrevista ao LIBERAL.

Fonte: O Liberal.

About Author

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading