Um padre e seis policiais foram mortos, segundo relatos da mídia.
Uma sinagoga teria sido incendiada e um padre e seis agentes da lei foram mortos em ataques no domingo no Daguestão, no sul da Rússia.
De acordo com a agência estatal russa RIA Novosti , que citou o Ministério de Assuntos Internos da cidade, dois “militantes” foram mortos após os ataques, informou a CNN .
“Foram relatados ataques em uma igreja e uma sinagoga na cidade de Derbent e em uma sinagoga e uma parada de trânsito policial na cidade de Makhachkala”, segundo a CNN . “As autoridades regionais dizem que 12 agentes da lei também ficaram feridos, embora não esteja claro em que cidade”.
“A sinagoga em Derbent foi incendiada com fotos mostrando grandes chamas e nuvens de fumaça saindo pesadamente de uma série de janelas em pelo menos um andar da estrutura”, informou a CNN .
“No que parecem ser ataques coordenados que ocorreram na mesma época que os de Derbent, uma sinagoga e um posto policial de trânsito em Makhachkala também foram atacados”, acrescentou.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita referiu-se a “um ataque combinado” às sinagogas num comunicado.
“A sinagoga em Derbent foi incendiada e totalmente queimada. Guardas locais foram mortos. A sinagoga de Makhachkala foi atacada a tiros, não há mais detalhes”, afirmou o ministério, segundo a CNN . “Tanto quanto se sabe, não havia fiéis nas sinagogas no momento do ataque e não há vítimas conhecidas da comunidade judaica.”
A cidadela, a cidade antiga e os edifícios fortificados de Derbent fazem parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO .
“Escavações arqueológicas desde o final da década de 1970 confirmaram os quase 2.000 anos de história contínua de Derbent como assentamento urbano, o mais antigo da Rússia e um dos mais antigos da região”, afirma a UNESCO.
Coordinated terror attacks in Russia (Dagestan) – a synagogue is set on fire, police killed, and a priest allegedly beheaded as Islamic terrorists screaming “Allahu Akbar” cause havoc in Derbent and Makhachkala.
This is the same region the Boston Marathon suicide bomber brothers… pic.twitter.com/sUKcfdSuSk
— StopAntisemitism (@StopAntisemites) June 23, 2024