m_183_0_1_22042025101252

Tarcísio Amplia Moradias com CDHU

Na última semana, o governador Tarcísio de Freitas reafirmou o compromisso de construir 114 unidades habitacionais em Nova Odessa, destinadas a famílias de baixa renda, superando a meta inicial de 100 moradias prevista em convênio firmado em 2023 entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As unidades serão erguidas em uma área municipal no bairro Jardim das Palmeiras, dentro do programa “Casa Paulista”, que visa ampliar o acesso à moradia digna em São Paulo.

O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no dia 14 de abril de 2025, com a presença do diretor de Habitação de Nova Odessa, Diego Feitoza. Na ocasião, Tarcísio divulgou a construção de 22,7 mil novas moradias em 148 cidades paulistas, com um investimento total de R$ 2,1 bilhões. Desse montante, 9.599 unidades, incluindo as de Nova Odessa, serão licitadas pela CDHU, enquanto 13.115 serão viabilizadas pela modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI), que também beneficiará o município com 37 unidades no Jardim dos Ipês.

Diego Feitoza destacou a importância da ampliação do projeto local: “Essa conquista reflete o fortalecimento do diálogo entre a gestão do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, e o Governo do Estado. Com uma pequena adequação na legislação municipal, aprovada pela Câmara, foi possível aumentar de 100 para 114 unidades, garantindo mais dignidade às famílias novaodessenses que sonham com a casa própria.” A área no Jardim das Palmeiras já passou por sondagens complementares realizadas por técnicos da CDHU, e o próximo passo será a elaboração do projeto do conjunto habitacional, seguida pela licitação da obra.

O programa Casa Paulista, carro-chefe da política habitacional do estado, opera em parceria com municípios, que doam terrenos para a construção de moradias populares. Em Nova Odessa, o modelo segue essa lógica, com a Prefeitura cedendo o espaço no Jardim das Palmeiras. No entanto, Feitoza alerta que ainda não há inscrições ou cadastros abertos para as futuras unidades, e a população deve aguardar comunicados oficiais para evitar fraudes ou desinformação.

Além das 114 moradias da CDHU, Nova Odessa também será contemplada com 37 unidades na modalidade Carta de Crédito Imobiliário. Essa vertente do Casa Paulista apoia famílias na aquisição de imóveis diretamente com construtoras privadas, oferecendo um subsídio de R$ 10 mil por unidade. Entre 24 de março e 7 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação analisou cadastros de empreendimentos privados, destinando recursos com base em critérios como vulnerabilidade social, eficiência e economicidade. Diferentemente das moradias da CDHU, a CCI não envolve as prefeituras, sendo uma negociação direta entre construtoras e o governo estadual.

Em todo o estado, as 9.599 unidades geridas pela CDHU serão distribuídas em 93 municípios, divididas em lotes. A maioria segue o modelo tradicional de parceria com prefeituras, enquanto as 13.115 unidades da CCI atenderão 59 cidades. A iniciativa reforça o compromisso do governo Tarcísio com a redução do déficit habitacional, especialmente para famílias de baixa renda.

Para Nova Odessa, o impacto das 114 unidades da CDHU e das 37 da CCI representa um avanço significativo. “Estamos trabalhando para que mais famílias tenham acesso a um lar seguro e digno. Essa é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito Leitinho. A expectativa é que, com a conclusão dos projetos e licitações, as obras 4.000 famílias de Nova Odessa estejam mais próximas de realizar o sonho da casa própria, em um esforço conjunto que une estado, município e iniciativa privada.

Fonte: Governo de Nova Odessa.

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading