Nova Odessa orienta proprietários a limparem calçadas e terrenos
Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025 se voltam agora para a conscientização

Com os esforços das equipes concentrados desde a última semana na recuperação da cidade após as fortes chuvas do final de janeiro e início de fevereiro, as ações da Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025 se voltam agora para a conscientização da própria população para a importância de descartar lixo, entulho, galhos e móveis velhos nos locais adequados.
Nos últimos dias, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras divulgaram uma séria de informações úteis aos moradores. No final de janeiro, a pasta de Meio Ambiente firmou um compromisso com empresas que prestam serviços particulares de destinação dos RCCs (Resíduos de Construção Civil) – os conhecidos “caçambeiros” de entulhos.
A legislação municipal já obriga proprietários de imóveis em obras ou em reformas a contratarem uma caçamba para coletar entulhos em grande quantidade, enquanto os EcoPontos municipais podem ser usados para o descarte de até 1 metro cúbico por pessoa.
Por isso, durante o mês de fevereiro, oito prestadores dos serviços de caçambas estão cobrando valores promocionais – tudo para contribuir com as ações de limpeza da Prefeitura neste início de ano. Segundo o Secretaria de Meio Ambiente, o valor mais baixo será disponibilizado preferencialmente para famílias de baixa renda.
ECOPONTOS
Meio Ambiente e Obras também aperfeiçoaram e divulgaram no início deste mês as novas regras para utilização gratuita dos EcoPontos do Parque Triunfo e do Jardim Monte das Oliveiras. Agora, além dos materiais de rotina, os EcoPontos municipais passam a receber também pequenas quantidades de gesso e isopor ensacados, além de óleo de cozinha.
Os EcoPontos estão localizados na Avenida Frederico Hansen, nº 263, no Parque Triunfo, e na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com Rua Aristides Réstio, s/n, no Jardim Monte das Oliveiras. Os locais atendem todos os dias, das 7h às 12h e das 13h às 19h.
A Prefeitura disponibiliza também dois LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), um no Parque Ecológico Isidoro Bordon, no Residencial Mathilde Berzin, e outro no Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa.
FISCALIZAÇÃO
Com a facilidade para contratação de caçambas particulares, o avanço nas regras dos EcoPontos e a disponibilização dos LEVs, a Secretaria de Meio Ambiente adiantou que os moradores de Nova Odessa têm agora que “fazer a sua parte”.
Durante um mês, os fiscais vão percorrer a cidade e notificar eventuais infratores, dando 15 dias para que qualquer material inservível, lixo ou entulho depositado irregularmente em local inadequado seja removido e destinado para o local correto. E, a partir do dia 10 de março, quem não atender ao prazo da notificação poderá ser autuado.
Com uma ressalva: mesmo neste período de 10 de fevereiro a 10 de março de 2025, quem for flagrado descartando qualquer tipo de material em local inadequado, como vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes, receberá uma multa imediatamente. A multa varia de R$ 500,00 a R$ 5.000,00.
A CAMPANHA
A Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025 foi deflagrada em janeiro pela Prefeitura para reforçar a limpeza da cidade durante este período de chuvas fortes e constantes que afetam a região, combater os criadouros do mosquito transmissor do vírus da dengue e conscientizar a população sobre a importância de manter um ambiente urbano limpo, sem lixo e entulho em locais inadequados.
É PERMITIDO DESCARTAR NOS ECOPONTOS:
Entulho de Construção/Reforma (máximo 1m³ por pessoa por dia)
Materiais Recicláveis (plástico, papel, vidro, metais)
Móveis Velhos (camas, mesas, cadeiras, colchões, sofás, guarda-roupas etc)
Equipamentos Eletrônicos
Restos de Podas de Árvores (até 3 m³)
Madeiras (até 3 m³)
Pneus (máximo 4 unidades)
Gesso (desde que ensacado, máximo 5 sacos)
Isopor (desde que ensacado, máximo 5 sacos)
Óleo de Cozinha (embalado em garrafa PET)
É PROIBIDO DESCARTAR NOS ECOPONTOS:
Lixo Domiciliar
Lixo Industrial
Lixo Hospitalar
Tintas
Produtos Químicos
Roupas ou Tecidos
Lâmpadas Fluorescentes
Animais Mortos
Pilhas e Baterias (procure um posto de coleta em supermercados, lojas ou assistências técnicas)
Conteúdos Relacionados
Fonte: Governo de Nova Odessa.
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.