O clima no Brasil neste final de semana
Alguns estados do Brasil registrarão tempo mais firme, mas ainda há possibilidade de tempestades e pancadas de chuva em diversas regiões.

Alguns estados do Brasil registrarão tempo mais firme, mas ainda há possibilidade de tempestades e pancadas de chuva em diversas regiões. As pancadas podem ocasionar transtornos ao longo do fim de semana.
Tempestades estão se formando em vários estados do Brasil, especialmente no centro-norte do país. Existem avisos vigentes para tempestades em praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste, boa parte da região Norte, todo o oeste da região Nordeste e algumas partes isoladas da região Sul.
Graças às tempestades, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, transbordamentos de rios e também descargas elétricas (raios) que podem causar transtornos para a população.
As chuvas podem atingir acumulados de até 100 mm por dia nas regiões alaranjadas do mapa abaixo, com possibilidade de rajadas de vento intensas de até 100 km/h.

As previsões indicam, no entanto, que as chuvas vão reduzir neste fim de semana, especialmente no Nordeste. Como veremos a seguir, no entanto, há regiões que podem continuar registrando tempestades isoladas.
Região Sul
Nesta sexta-feira (17), chuvas fracas a moderadas se formarão ao leste dos estados, atingindo inclusive as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, os acumulados de chuva podem ocasionar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Essas chuvas continuarão se formando no Sábado (18), na forma de pancadas isoladas, com os maiores acumulados em Santa Catarina e no Paraná. No Domingo (19), as chuvas retornam para o oeste do Rio Grande do Sul, graças ao aprofundamento de uma região de baixa pressão, e há possibilidade de pancadas localizadas podem se formar em todos os Estados.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira (17), o Rio de Janeiro e o Espírito Santo registram apenas chuvas fracas, enquanto o centro e norte de Minas Gerais registram tempo firme. As chuvas mais significativas se formam ao oeste de Minas e em São Paulo, onde pancadas isoladas podem ocasionar transtornos para a população.
No sábado (18), chuvas fracas e pontuais podem atingir Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto chuvas mais expressivas se formam em São Paulo. Isso acontece devido a um rio atmosférico que se forma no país e transporta muita umidade para o estado.

No domingo (19), pancadas leves e localizadas podem se formar no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, enquanto as chuvas mais expressivas continuam ocorrendo em São Paulo.
Região Centro-Oeste
Embora as chuvas não sejam generalizadas, há possibilidade de pancadas localizadas se formarem em todos os Estados. Nesta sexta-feira (17), a região que registrará tempo mais firme será o sul do Mato Grosso do Sul.
No sábado (18), pancadas de chuva continuam se formando em toda a região, mas perdem a intensidade em Goiás e no Distrito Federal. Ao longo do domingo (19), espera-se uma situação similar, com pancadas de chuva que localmente podem ser intensas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul e chuvas menos expressivas em Goiás.

Região Norte
Há ao longo desta sexta (17), sábado (18) e domingo (19), há condições para formação de pancadas isoladas em praticamente todos os Estados. Os maiores acumulados serão registrados no Pará, Amapá e também Rondônia, graças ao rio atmosférico mencionado acima. Os estados que permanecerão com tempo mais firme e menor probabilidade de chuva são Roraima e Acre, além do extremo norte do Amazonas.
Região Nordeste
A região está saindo de um período de chuvas intensas e, nesta sexta-feira (17), as pancadas de chuva mais expressivas se concentram somente no Maranhão, com chuvas pontuais moderadas se formando no Piauí, Ceará e oeste da Bahia.
No sábado (18) e no domingo (19), as chuvas mais significativas continuam concentradas no Maranhão, onde as tempestades podem causar transtornos para a população. No restante dos Estados, o tempo permanece mais firme, apenas com possibilidade de chuvas mais localizadas e fracas.

Vale lembrar que todas essas previsões são generalizadas para uma grande área e podem variar de cidade para cidade.
Fonte: Meteored | Tempo.com
Da Redação.
Jornalista
Descubra mais sobre GRNOTICIAS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.