Rogerio-Giro-gerente-de-Sistema-de-Agua-do-Semae-explica-funcionamento-de-tratamento-e-de-adutoras-que-levam-agua-a-cidade-ao-prefeito-Helinho-e-ao-presidente-do-Semae-Ronald-Pereira-1024x576

Piracicaba alcançou um marco histórico na produção de água ao atingir uma média de 207 milhões de litros diários em janeiro e fevereiro de 2025. O avanço representa um aumento significativo em relação ao segundo semestre de 2024, quando a cidade produzia cerca de 190 milhões de litros por dia. A evolução foi anunciada na sexta-feira (21), durante uma visita técnica do prefeito Helinho Zanatta às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, que abastece aproximadamente 80% da população local.

Segundo o prefeito, a melhoria da capacidade de produção de água é um reflexo dos investimentos e da aceleração das obras na infraestrutura hídica. “É preciso agir rápido, e estamos fazendo isso. Ainda há muito o que ser feito para resolvermos o problema da água na cidade, mas pedimos paciência à população. Os avanços já estão chegando e, em breve, alcançaremos nossos objetivos”, destacou Helinho Zanatta.

Aumento da capacidade e reforço na reservatória

Prefeito Helinho em uma das estações de tratamento de água dentro da ETA Capim Fino

A cidade também registrou um recorde na capacidade de reservatório da ETA Capim Fino, que agora conta com mais de 11 milhões de litros armazenados, tornando-se a maior estrutura de reservatório de água de Piracicaba. O presidente do Semae, Ronald Pereira, explicou que a marca é um indicativo positivo da estabilização do sistema. “Estamos operando próximos do índice máximo de segurança, que é de 5,50 metros. Isso significa que nossa produção está mais eficiente e estamos próximos de normalizar o abastecimento da cidade”, destacou.

Atualmente, as duas ETAs de Piracicaba produzem 2.400 litros de água por segundo, um aumento expressivo em relação aos 2.200 l/s registrados no segundo semestre de 2024. Para consolidar essa evolução, a prefeitura e o Semae têm investido em projetos de melhoria para captação, tratamento e distribuição de água.

Investimentos e previsão de expansão

Engenheiros do Semae mostram o projeto de ampliação da ETA Capim Fino ao prefeito Helinho Zanatta

As obras de ampliação da ETA Capim Fino contarão com um investimento de R$ 15,7 milhões, permitindo que a unidade amplie sua capacidade de produção diária de 129,6 milhões de litros para 172,8 milhões de litros. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até setembro de 2025.

“Temos diversos projetos em andamento para melhorar os índices de abastecimento e reduzir as perdas de água, que hoje superam 50% na cidade. Nossa meta é elevar a eficiência do sistema e garantir o fornecimento adequado para toda a população”, ressaltou o presidente do Semae.

Visita à captação de água no Rio Corumbataí

Prefeito Helinho durante visita a Estação de capitação de água localizada no rio Corumbataí

Durante a manhã de sexta-feira (21), o prefeito Helinho Zanatta também visitou a Estção de Captação de Água localizada no Rio Corumbataí, onde engenheiros do Semae detalharam o funcionamento da unidade e apresentaram os projetos que serão implementados para aprimorar a estrutura.

O sistema de captação no Rio Corumbataí é fundamental para garantir o abastecimento de Piracicaba, e a previsão é de que a unidade passe por melhorias significativas nos próximos meses. “Estamos ampliando e modernizando toda a estrutura de abastecimento da cidade. Os investimentos estão sendo feitos para que possamos garantir mais eficiência e segurança hídrica para os próximos anos”, finalizou o prefeito.

Fonte: Governo de Piracicaba.

Da Redação.

Jornalista


Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Queremos ouvir você, deixe seu comentário, será um prazer respondê-lo.

Descubra mais sobre GRNOTICIAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading